Nos períodos em que estamos mais em casa, descobrimos algumas horas vagas no nosso dia que em outros tempos seriam usadas para sair de casa, encontrar os amigos, família etc. Você pode usar esse tempo para se capacitar para o mercado de trabalho e, assim, construir uma base de conhecimento mais sólida para o seu futuro. Vamos te mostrar como usar essas horas do dia para se preparar ainda mais. Acompanhe!

Procure cursos on-line

Pesquise algum curso on-line em uma área que seja importante para a carreira que você deseja seguir. Neste momento em que o mercado está mais estagnado e as oportunidades estão mais escassas, é preciso se qualificar para ter uma oportunidade quando a economia se recuperar.

Assista a palestras

Muitas pessoas estão usando a tecnologia para se aproximarem umas das outras e passarem seus conhecimentos por meio de palestras on-line. Procure saber se alguém que você admira ou acha importante para a sua profissão tem esse hábito e, caso tenha, acompanhe. Essa é uma maneira de se manter conectado com o mercado e aprender um pouco mais com pessoas mais experientes.

Pratique idiomas

Conhecer novos idiomas é sempre enriquecedor, portanto, aproveite para investir nisso. Você irá se desenvolver ainda mais e poderá colocar isso no currículo no futuro. Em muitas áreas do mercado de trabalho, são exigidos, no mínimo, dois ou até três idiomas para conseguir competir por uma vaga, portanto não deixe a oportunidade passar e invista seu tempo nisso.

Procure maneiras de estudar

Que tal usar o tempo livre para encontrar uma maneira mais eficaz de estudar? Procure saber sobre métodos alternativos, como o Método Robinson ou o Pomodoro. Às vezes, essa pesquisa pode abrir um leque de ideias para você otimizar o seu tempo enquanto estuda e se tornar mais produtivo. 

Mantenha-se informado

Estar ciente das notícias que movem o mundo é uma maneira de exercitar a mente e de criar repertório e opinião sobre as coisas. Esse hábito é importante para criar um senso crítico, essencial em qualquer aspecto da vida, não apenas no profissional.

Procure mais sobre o mercado

Você pode usar o tempo livre para conhecer mais sobre o mercado em que deseja entrar e para se atualizar sobre as mudanças, as expectativas e as necessidades dele. Assim, você tem mais condições de projetar planos para se capacitar ainda mais, como os cursos que poderá fazer e os caminhos deseja trilhar.

Como vimos, é possível usar o tempo livre de diversas formas para se capacitar. O que mais você tem feito para se qualificar durante este período em casa? Conte aqui nos comentários!

Não perca as novidades do blog da Prepara. Acesse:

Como preparar um bom currículo para o mercado de trabalho atual?

Dicas para aproveitar o tempo e treinar inglês

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!