O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, e é natural sentir a tensão crescendo nas últimas semanas de preparação para a prova. Afinal, chegou a hora de ver todo o esforço valer a pena, obter uma boa nota e alcançar a vaga na instituição dos sonhos! No entanto, é necessário respirar fundo e manter a calma, certificando-se de que os últimos dois meses de preparação serão bem aproveitados. Neste texto, você confere algumas dicas para os últimos dois meses de estudos para o Enem. Anota aí! :)

Atenção aos conteúdos

Com a data da prova cada vez mais próxima, é hora de dar um gás nos estudos e se certificar de que você estudou todos os conteúdos que são mais cobrados no Enem. Lembre-se de pesquisar sobre os tópicos de cada disciplina que são comuns no exame e coloque-os como os próximos temas que você deve estudar de acordo com o seu cronograma de estudos. 

Reveja o seu cronograma de estudos

Agora que faltam apenas algumas semanas para o Enem, é interessante parar um instante para analisar a sua rotina de estudos. O ideal é intensificar um os estudos das disciplinas para as quais você ainda sente um pouco de insegurança e estudar com maior tranquilidade aquelas que você já está dominando com mais confiança. 

No entanto, lembre-se: todas as disciplinas são importantes para um bom resultado na prova! Portanto, apenas reorganize a frequência de estudo de uma disciplina ao longo da semana, estudando-a um dia a mais, por exemplo. Outra dica é separar uma ou duas horas extras de estudos para os tópicos que ainda causam dúvidas. 

Revise os tópicos mais importantes

Que tal iniciar as revisões dos conteúdos que são mais importantes? Aproveite que você já sabe quais são os temas mais cobrados de cada disciplina e está reavaliando o seu cronograma de estudos e separe uma parte da sua rotina para rever os temas que estarão na prova e que você já estudou ao longo dos últimos meses. Você pode rever alguns mapas mentais e resumos, assistir a videoaulas e refazer alguns exercícios das matérias que considera mais difíceis. 

Procure outras maneiras de estudar

Após todo o ano de estudos, o cansaço pode já estar batendo na reta final. No entanto, não é hora de desistir, OK? Nos dias em que os estudos parecem não fluir bem, opte por se preparar para a prova de outras maneiras. Você pode ler um livro que cairá na prova, acompanhar o noticiário do dia, assistir a um documentário, ouvir um podcast que discute um tema atual ou chamar seus amigos para revisar a matéria junto com você! 

Refaça as edições antigas da prova

Uma dica importante para se preparar na reta final para o exame é aproveitar os estudos para simular as condições da prova. O Enem é uma prova extensa e tem enunciados longos, o que pode tornar o exame cansativo fisicamente e mentalmente. Nesse sentido, pode ser interessante refazer as provas antigas. Assim você poderá se preparar de maneira mais apropriada para o estilo das perguntas e a estrutura e densidade da prova.

Essa abordagem ainda ajudará você a se adequar às condições em que a prova deve ser realizada. Portanto, desligue o celular, deixe os livros de lado e controle o tempo que você tem para solucionar um caderno - ou os dois cadernos que são aplicados em um mesmo dia, por exemplo. Também é relevante atentar a quantos minutos são necessários para que você responda cada questão. Aproveite e confira o que você pode aprender com o Enem 2018 para se preparar para a prova neste ano.

Pratique para a redação

Nas últimas semanas de preparação, não se esqueça de praticar as suas habilidades para a redação! Uma sugestão interessante é aumentar a frequência com a qual você produz os textos. Assim você poderá treinar a sua capacidade de argumentação, coerência e síntese, também garantindo que não tem nenhuma dúvida relacionada à estrutura do texto dissertativo-argumentativo e à norma culta da língua portuguesa.

Mantenha-se informado

Além de praticar as suas habilidades para a produção da sua redação, lembre-se de que também é fundamental manter-se atualizado para mandar bem no Enem. Em muitas edições, o tema da redação é pautado em assuntos sociais que estão sendo muito discutidos no Brasil. Então, não deixe de acompanhar as notícias. Por aqui, nós já demos algumas dicas sobre como acompanhar as atualidades para o Enem e o vestibular

Fique calmo! 

É natural sentir a ansiedade aumentar um pouquinho durante a reta final, mas não deixe o nervosismo distraí-lo! A tensão em excesso pode ser prejudicial, impedindo-o de se concentrar nos estudos da maneira adequada. Por outro lado, também é possível que o estresse deixe você muito preocupado e o leve a aumentar de maneira irresponsável a carga horária do seu cronograma de estudos. 

Portanto, respire fundo! O Enem pode estar chegando, porém, ainda há bastante tempo para estudar os conteúdos necessários, revisar os temas que deixam você inseguro e treinar bastante para a prova. Como mencionamos, o Enem é uma prova cansativa. Logo, é fundamental estudar muito e estar fisicamente e mentalmente preparado para mandar bem, não é mesmo?

Se você curtiu esse texto e está em busca de outras dicas para mandar bem no exame, aproveite a visita ao nosso blog e dê uma olhada em outros posts que podem ajudá-lo:

Enem, Fuvest e Unicamp: qual a diferença entre as provas?

Como estudar melhor matérias de que você não gosta

A Prepara ajuda você a se sair bem no Enem!

A Prepara tem o curso preparatório perfeito para você ser um fera no Enem e garantir a sua vaga na universidade dos seus sonhos! Além de programação única e método que irá revolucionar os seus estudos, o nosso curso ainda é flexível, dinâmico e traz maior praticidade para a sua rotina de estudos. Conheça o curso Feras do Enem Prepara e mande bem no exame!