Sabia que se você tem vontade de fazer uma faculdade fora no Brasil, a sua nota do Enem pode ser a porta de entrada para realizar esse sonho? Pois é, algumas universidades pelo mundo aceitam o exame como parte da nota ou como vestibular. Neste texto, vamos te mostrar como usar a sua nota. Confira!

Portugal

O Ministério da Educação brasileiro mantém relações com algumas instituições de ensino portuguesas, como a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve e o Instituto Politécnico de Leiria, que aceitam a nota do Enem como vestibular para ingressar nas faculdades.

Os sistemas de avaliação e de admissão do estudante são baseados nas notas das disciplinas ligadas ao curso escolhido. Vale a pena esclarecer que as universidades não são públicas, portanto o aluno precisa pagar mensalidade.

Estados Unidos

Não é só em Portugal que você pode usar a nota do Enem para ingressar numa universidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, a New York University aceita a prova como parte da nota. O estudante é colocado numa lista, na qual cada um coloca a nota da avaliação nacional, e concorre com outros alunos estrangeiros. 

Canadá

No Canadá, os brasileiros podem usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga na Universidade de Toronto, desde que também tenham um certificado de proficiência em inglês.

França

Se você deseja estudar na França, prepare-se, pois o procedimento é mais burocrático! A nota do Enem é parte de uma série de exigências, que incluem ter certificado de fluência em francês, histórico escolar do ensino médio e a aprovação em alguma instituição brasileira (não é necessário cursar, apenas ter sido aprovado).

Outros países

Na Inglaterra, na Escócia e na Irlanda, o processo de aceitação depende de outros fatores além de uma boa nota no Enem. As universidades exigem fluência em inglês e o histórico escolar do aluno. Para aqueles que atingem uma pontuação inferior a 800 na prova, a maioria das instituições exigem que os estudantes aperfeiçoem o inglês e tenham aulas de redação, pesquisa e metodologia, para que fiquem mais preparados para iniciar a graduação.

Estes são os lugares mais procurados e os que dão mais opções para os brasileiros que desejam estudar fora do país. Como cada instituição tem a sua particularidade, faça uma lista das que você prefere e entre em contato com as universidades para saber o que mais é necessário.

No blog da Prepara, você encontra textos sobre diversos temas. Que tal conferir alguns?

Técnicas de memorização para ajudar nos seus estudos

Você não se sente preparado para o futuro? Mude isso agora!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!