Se você gosta de ler ou quer criar esse hábito, que tal aproveitar esse período em casa para fazer a leitura de alguns clássicos da literatura brasileira? Algumas plataformas disponibilizaram livros na versão digital para baixar gratuitamente. Reunimos algumas opções neste post. Confira!

Dom Casmurro

Uma das obras mais conhecidas do autor Machado de Assis e que marcou bastante a literatura brasileira. O enredo do romance conta as memórias de Bento Santiago, um advogado calado e isolado que adota o apelido de Dom Casmurro. Ao longo da história, o autor explora e deixa transparecer a insegurança e o ciúme do personagem. Além disso, o narrador-personagem, também conhecido como Bentinho, demonstra muitas ambiguidades, tornando-se um narrador não muito confiável.

Memórias de um Sargento de Milícias 

Esse romance do autor Manuel Antônio de Almeida está longe de ter os traços sentimentalistas e idealizados, característicos da época do romantismo. A obra tem um estilo objetivo e realista, parecido com crônicas que retratam costumes e histórias, destacando a população anônima do Rio de Janeiro e as partes mais pobres da cidade no período do reinado de Dom João VI. Além disso, há a ironia sobre regras, vícios e atitudes que não seguiam a moral da sociedade no começo do século XIX.

A história é contada por um narrador onisciente e bem-humorado, que relata os esforços que Leonardo, um personagem anti-herói, realiza estripulias para sobreviver e passar pelas adversidades da sua condição social. Levando-se pela esperteza, pelas mentiras e pelas confusões, além de aproveitar da sorte que tem em situações da vida, Leonardo torna-se o primeiro “malandro” da literatura brasileira.

Iracema

Essa obra do autor José de Alencar apresenta o romance de um herói branco com uma bela índia, Iracema. Ela guarda o segredo de Jurema, que está condicionado à virgindade. Martim, um guerreiro português que tem a missão de fiscalizar a costa do Ceará contra invasões estrangeiras, apaixona-se por Iracema. Esse é um amor proibido, e dele nasce o primeiro mestiço. A obra é repleta de lirismo poético e de muita aventura!

O Cortiço

A obra de Aluísio Azevedo é a principal referência da estética realista-naturalista na literatura brasileira. O livro conta a história de uma habitação coletiva, o cortiço de São Romão, no Rio de Janeiro, capital do Brasil no Segundo Império. No enredo há, de um lado, a burguesia gananciosa, que quer enriquecer cada vez mais; e de outro, personagens repletos de estereótipos, com vícios e patologias, movidos pelo instinto e pela fome. A vida cotidiana da cidade é representada de forma objetiva, retratando a realidade brasileira.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Essa é a obra que inaugurou a fase madura do autor Machado de Assis e é um dos principais romances brasileiros. O livro concretiza o ideal estético característico do autor e que marca a obra revolucionária e provocativa. Algumas tradições literárias são rompidas e a crítica de Machado de Assis à elite brasileira da época é percebida. 

Brás Cubas, personagem principal, é um defunto-autor que narra as suas memórias intercalando episódios, delírios, teorias e reflexões, demonstrando o seu olhar crítico e expondo atitudes mesquinhas que teve em vida. A obra tem linguagem coesa e fluente, e causa reflexões mais profundas no leitor durante a narrativa.

Triste Fim de Policarpo Quaresma 

O livro, escrito por Lima Barreto, faz uma sátira ao Brasil e narra o destino de um nacionalista ingênuo e idealista, alucinado pela ideia de fazer do Brasil um país grandioso. Ele planeja estratégias loucas, apoia o retorno do tupi-guarani e insiste em redigir documentos oficiais nessa língua. A narrativa é leve e cômica, com críticas a diversos aspectos da sociedade e descrições políticas do Brasil da Primeira República. Há um foco em fatos históricos do governo de Floriano Peixoto e a obra mostra também um painel social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século. 

Essas são as nossas dicas de leitura de clássicos da literatura brasileira para passar o tempo e relaxar em casa. Curtiu? Então, veja outras dicas no blog da Prepara.

Filmes de sucesso inspirados em livros

12 perfis para estudos no Instagram

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!