Para saber se comunicar em inglês, não basta ter contato com o idioma apenas na hora das aulas; é preciso continuar praticando em todos os momentos possíveis. E engana-se quem pensa que estudar é só sinônimo de pegar o livro e resolver exercícios. Neste texto, vamos te mostrar como usar o tempo livre para continuar treinando inglês. Acompanhe!

Filmes e séries

Uma alternativa para treinar o idioma é assistir a filmes e séries em inglês. Com essa prática, você vai conseguir se familiarizar com as palavras, expressões, pronúncia e vocabulário, além de, é claro, se divertir. Essa associação de estudo com um momento de prazer ajuda na absorção do conteúdo e é muito produtiva para o aluno. Dependendo do seu nível de conhecimento da língua, você pode colocar a legenda em inglês (ou até tirá-la) para treinar ainda mais.

Músicas

Com efeito semelhante ao dos filmes e séries, as músicas em inglês são boas companheiras para aproveitar o tempo livre e treinar o idioma. Essa atividade vai ajudar na pronúncia e na expansão de vocabulário. Se você ainda não tem tanta prática com a língua, procure escutar músicas mais lentas, nas quais você pode compreender melhor as palavras. Além disso, você pode procurar a letra na internet e tentar cantar junto com o artista.

Podcasts 

Os podcasts estão em alta ultimamente e podem ajudar muito quem está querendo treinar o inglês em casa. Basta escolher um tema da sua preferência, encontrar um podcast legal sobre ele e escutar em qualquer lugar e hora. Com os podcasts você desenvolverá mais o listening, parte fundamental do estudo de inglês.

Leitura

Ler livros, revistas, sites e artigos em inglês também é uma maneira de estudar e de se divertir ao mesmo tempo. Com a leitura, são desenvolvidas a escrita correta das palavras, a compreensão de texto e a estruturação gramatical do idioma, por exemplo. Além disso a prática da leitura trabalha outras habilidades do cérebro, como a capacidade criativa e a interpretação de textos.

Jogos e brincadeiras

Outra maneira de treinar o idioma é com jogos e brincadeiras em inglês. Alguns deles colocam os jogadores em situações de improviso, o que estimula o raciocínio rápido em outro idioma; já outros são bons para treinar o listening e o writing

Como vimos, é possível unir estudo e diversão quando se pretende evoluir no conhecimento de inglês. Você tem mais dicas? Escreva aqui nos comentários! 

Confira outras dicas em nosso blog.

5 atividades para manter a mente ativa

Dicas de como estudar em casa

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!