Você já viu, aqui no blog da Prepara, que existem diferentes maneiras de estudar inglês e que muitas delas podem juntar o aprendizado e a diversão em uma única atividade. Hoje daremos mais uma dica para você! Desta vez, vamos te mostrar alguns jogos divertidos que podem ser usados para aprender inglês em casa. Acompanhe!

Scrabble

Para treinar o vocabulário, esse jogo é ótimo. Nele, cada jogador pega sete peças que contêm as letras do alfabeto e o objetivo é montar o maior número de palavras utilizando as letras das peças que foram escolhidas. Ganha o competidor que conseguir formar o maior número de palavras.

Stop!

Em algumas regiões do Brasil, esse jogo também é conhecido como “adedanha” ou “adedonha” e é considerado um clássico! Os jogadores devem definir categorias de palavras, como nome (de pessoas), cor, profissão, alimento etc., e, a cada rodada, uma letra é escolhida para que eles preencham as categorias com palavras iniciadas por ela. Vence aquele que pontuar mais. O jogo estimula a concentração e a memória, pois é necessário lembrar das palavras em inglês e usar a grafia correta.

Forca

Que tal aprender novas palavras em inglês com mais um jogo clássico? A ideia é mostrar ao seu oponente quantas letras tem a palavra escolhida por você e dar uma dica. A pessoa irá dizer as letras que ela acredita que estejam na palavra, e, a cada acerto, você deverá escrever a letra na posição correta. Porém, a cada erro, desenhe uma parte do corpo humano na forca. Caso ela acerte a palavra, ponto para seu oponente. Mas, se você desenhar o corpo todo, você terá vencido a rodada.

Imagem e ação

Para jogar imagem e ação é necessário separar duas equipes, que não precisam ter um número grande de participantes. A cada rodada, uma pessoa fará uma mímica para mostrar,por meio de expressões corporais, qual a palavra escolhida pela equipe adversária, com o objetivo de fazer o seu time descobrir do que se trata. Para quem deseja treinar a compreensão de palavras em inglês, esse jogo contribui bastante com o aprendizado.

Quem sou eu?

Esse jogo tem a proposta de treinar a elaboração de frases e de estimular o raciocínio em inglês. Cada participante recebe um papel com um nome de personagem, personalidade, objeto, animal, ou qualquer outra categoria e não deve olhar o que está escrito; porém, deve deixar o papel visível para os outros jogadores. O objetivo é descobrir o que está no papel fazendo perguntas que só podem ser respondidas com "sim" ou "não". Vence o jogador que adivinhar primeiro o que tem em seu papel.

Duas verdades e uma mentira

Para finalizar, vamos sugerir um jogo ótimo para treinar a conversação em inglês. Cada participante deve contar duas verdades e uma mentira a seu respeito. O objetivo dos outros jogadores é adivinhar primeiro qual das afirmações é mentira. Quem acertar é o próximo a contar as verdades e a mentira aos demais. No final, o vencedor será aquele que tiver detectado mais mentiras dos outros. 

Você usa algum jogo para treinar inglês? Conte aqui nos comentários!

Acesse o nosso blog e confira mais materiais sobre inglês.

Principais expressões de games em inglês

Como interpretar textos em inglês

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!