Falar sobre uma demissão durante a entrevista de emprego é uma situação delicada. É natural que muitos candidatos sintam insegurança e dificuldade para decidir qual é a melhor maneira de lidar com esse questionamento. No entanto, não é necessário encarar a situação como um bicho de sete cabeças; basta estar preparado para lidar com a situação e evitar uma saia justa! Confira dicas para abordar o tema durante a entrevista com os recrutadores.

Seja diplomático

Quando for questionado sobre o porquê do seu desligamento em seu emprego anterior, seja sincero. Responda à pergunta de maneira clara e direta, sem demonstrar emoções excessivas. Lembre-se de não inventar mentiras sobre os motivos por trás da situação, já que o recrutador pode entrar em contato com o antigo empregador e perceber que os fatos não batem com o que você lhe contou.

Por isso, é importante ser delicado e estar atento à maneira como você coloca as circunstâncias da demissão. Evite se ater aos aspectos negativos, explique que aquele trabalho não se encaixava com os seus planos de carreira a longo prazo, ou mesmo reconheça que aquela oportunidade, em particular, não deu certo, por exemplo.

Ao falar sobre a situação, não exponha colegas ou superiores com quem trabalhou. Evite reclamar deles ou culpá-los pela sua demissão. O ideal é não mencionar fatos negativos ou experiências ruins, já que essa postura pode demonstrar falta de profissionalismo.

Foque em suas conquistas

Em primeiro lugar, tenha em mente que uma demissão não precisa ser considerada um fracasso. Então,  foque nos aspectos positivos que essa antiga experiência proporcionou para você! Mencione as suas conquistas durante o período, quais foram os seus erros e de que maneira você pode aprender e se aperfeiçoar com esses episódios. Demonstre para o recrutador como a experiência te fez crescer e que você é capaz de aprender com suas falhas.

Lembre-se de que o recrutador deseja entender como você lidou com o seu desligamento, e não os motivos pessoais por trás da situação. Portanto, seja maduro e profissional. Antes de chegar à entrevista, faça uma autoanálise e avalie a sua trajetória, estude a nova vaga e perceba de que maneiras os seus aprendizados podem ser aplicados a essa nova oportunidade.

Demissão por justa causa

A situação pode ser um pouquinho mais complicada caso você tenha sido demitido por justa causa. Ser honesto e transparente é muito importante durante uma entrevista. Se você cometeu algum erro, e se for perguntado sobre o motivo da demissão por justa causa, comente sobre ele e não deixe de mencionar também como esse deslize trouxe ensinamentos.

Ser questionado sobre uma demissão durante uma entrevista de emprego é uma situação normal e que acontece com frequência. Por isso, não tenha medo! Vá preparado para lidar com esse cenário e destacar todos os aprendizados que ele proporcionou para a sua carreira.

Se você busca um bom desempenho no mercado de trabalho, leia também:

5 tipos de inteligência que você precisa desenvolver para o mercado de trabalho

As 7 áreas que mais contratam profissionais freelancers

Como saber se você está preparado para o futuro

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!