A maioria das pessoas deseja construir uma carreira de sucesso, principalmente as mais jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e querem ter conhecimento e avanço profissional. Construir um bom perfil ajuda a ter credibilidade dentro da empresa e alcançar objetivos, como uma promoção, e permanecer nela. Por isso, é necessário ter bom senso e ficar atento às atitudes e hábitos que não se adequam ao ambiente de trabalho, mesmo parecendo inofensivos. Neste post, reunimos algumas atitudes negativas que podem prejudicar o seu crescimento profissional. Confira!

Falta de proatividade

Não ser proativo é uma das atitudes que faz você ficar parado no mesmo lugar por anos, esperando tudo ir até você. Para não ter essa postura, conheça-se e descubra os motivos que o levam a não ser proativo. Em seguida, a dica é primeiro resolver outros problemas mais básicos que estejam atrapalhando e depois trabalhar a proatividade. 

Apenas falar “sim”

Claro que ser flexível é uma característica valorizada nas empresas, mas não ter limites sobre dizer “sim” pode trazer perdas para a sua vida profissional. Quando você aceita ou concorda com tudo, acaba perdendo o foco, atrasando entregas e se sente sobrecarregado. Preste atenção na sua necessidade de aceitação e reconhecimento!

Não desenvolver seu autoconhecimento

Perceba seus sentimentos para não expressá-los de forma inadequada no ambiente corporativo. Conheça suas emoções e comportamentos para não se deixar levar pela raiva, inveja e frustrações, por exemplo. Outro ponto negativo da falta de autoconhecimento é não saber o que realmente é importante para você. Saiba quais são os seus valores, assim você entende o que te motiva ou não. 

Ser introvertido ou extrovertido demais

As pessoas introvertidas têm a tendência de buscar a verdade apenas dentro delas e resolver tudo sozinhas, deixando de aproveitar o potencial das pessoas que estão ao seu redor. Já os muito extrovertidos têm muita necessidade de aceitação e querem chamar a atenção do grupo de qualquer forma. A dica é ser equilibrado entre essas duas características, sem extremos!

Não ter um objetivo 

Muitas vezes, a necessidade de ter um salário para sobreviver faz com que muitas pessoas não saibam qual o seu objetivo profissional. Olhe o que é importante para você, tenha prioridades e organize um plano de desenvolvimento, determinando as evidências de que está evoluindo, assim você sabe que está no caminho certo para alcançar os seus objetivos. 

Evite ter essas atitudes negativas no ambiente de trabalho. Dessa forma muitas portas vão se abrir para você ter uma carreira de sucesso e ser feliz profissionalmente! Se você gosta de conteúdos relacionados ao mercado de trabalho, fique ligado no nosso blog!

Como melhorar sua confiança no ambiente de trabalho

7 coisas que você precisa fazer para se dar bem em vendas

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!