Ao final da entrevista com um candidato a uma vaga que está aberta na empresa, há aquela expectativa, em ambas partes, sobre a resposta final do processo seletivo, que pode ser positiva ou negativa. Os gestores podem ter dúvidas sobre os termos utilizados e o conteúdo da resposta: dar um retorno ou passar um feedbackao candidato? Qual a diferença entre os dois? Se você tem essas dúvidas, acompanhe este post, pois vamos te explicar!

Afinal, qual a diferença?

No processo seletivo, é interessante ter informações além de uma resposta negativa ou positiva, pois o candidato pode ficar mais confortável, mesmo com uma resposta negativa. Além disso, é possível dar dicas para o futuro do candidato no mercado de trabalho e, quem sabe, na mesma empresa após um tempo.O recrutador deve saber o perfil de cada candidato e explicar, de maneira objetiva, os motivos de não ter selecionado alguém. Isso é o feedback, uma experiência mais pessoal

Dar retorno já é uma atitude com mais agilidade. Trata-se de uma informação passada ao candidato de forma mais rápida, só dizendo se foi selecionado - e informando o próximo passo - ou não. Esse processo envolve outras pessoas e, na maioria das vezes, o recrutador não avisa cada um individualmente, explicando os motivos para quem não irá seguir no processo. 

Quando acontece cada um?

Dar retorno e feedback não deve acontecer apenas em processos seletivos nas empresas. Por exemplo, o primeiro pode ser uma ferramenta usada no início de uma seleção para a ocupação de cargos de liderança. 

O feedbacktambém pode ser usado para finalizar os processos, projetos ou apresentações, independentemente do nível do cargo! Especialmente com os candidatos que chegaram às etapas finais da seleção, que merecem saber por que não foram selecionados. 

Como esperar um retorno ou feedback?

Nem sempre é fácil esperar uma resposta da empresa onde você fez uma entrevista, certo? Então, para diminuir a ansiedade, lembre-se de perguntar qual é a previsão de retorno e fique atento nos meios que a empresa pode entrar em contato com você. Ah, não é recomendado entrar em contato com os recrutadores perguntando quando terá a resposta! Caso ela seja negativa, agradeça pela oportunidade de ter participado do processo seletivo e demonstre interesse nas futuras possibilidades.

Agora você sabe a diferença entre dar retorno e feedback e, claro, a importância de cada um! Continue acompanhando o blog da Prepara:

O que as empresas buscam em um trainee

7 perguntas que os recrutadores podem fazer para você

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!