O Facebook é a rede social mais usada no mundo, e em 16 anos de existência, completados em fevereiro, ela reuniu aproximadamente 2,5 bilhões de usuários. Apesar de ser uma rede social voltada para o entretenimento, ela também pode ser usada para fins profissionais. Saiba como usar o Facebookna vida profissional aqui neste texto.

Crie um perfil/uma página profissional

Vincular os seus trabalhos à sua página pessoal pode não ser uma boa ideia, pois não transmite muito profissionalismo e você corre o risco de que as publicações de cunho pessoal fiquem no meio das postagens profissionais. Por isso, crie uma página nova voltada apenas para a divulgação dos seus trabalhos e projetos. 

Poste conteúdos com frequência

Não adianta criar um perfil/uma página profissional e deixá-la esquecida. Lembre-se de postar conteúdos com frequência, de elaborar postagens ligadas à sua área de atuação e de criar uma periodicidade nas suas publicações. As pessoas que acompanham o seu trabalho desenvolverão a rotina de ver as novidades do seu perfil.

Não deixe as pessoas sem respostas

Se alguém interagiu com alguma de suas publicações, comunique-se de volta e busque manter um contato com esta pessoa, pois ela pode ser uma possível cliente ou parceira. Essa atitude mostra o seu comprometimento com o seu trabalho e o interesse em manter contato com as pessoas.

Monte um grupo de debates

Adicione pessoas interessadas em debater questões da sua profissão em um grupo, no qual todos podem expor ideias, divulgar trabalhos e pedir ajuda. Essa rede de cooperação vai te render muitos contatos e é uma maneira interessante de estar por dentro de ideias diferentes e das atualizações do mercado.

Desative notificações paralelas

Algumas pessoas podem postar conteúdos pouco relevantes para o seu perfil profissional, e para não deixar o seu feed bagunçado, desative essas marcações. Tenha o hábito de fazer essa limpeza em sua página para evitar publicações fora de contexto.

Mantenha os seus contatos atualizados

Por último, mas não menos importante, está a dica de sempre deixar os seus dados e contatos atualizados. Isso é fundamental para fazer networking e para manter uma boa imagem com clientes e parceiros.

O Facebookpode ser um grande aliado para você divulgar as suas habilidades profissionais, por isso invista em bons conteúdos e numa página atraente.

Gostou deste conteúdo? No blog da Prepara tem muito mais. Confira!

6 erros para não cometer no LinkedIn

7 perguntas que os recrutadores podem fazer para você

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!