7 coisas sobre a história do Brasil que você precisa saber

A história do nosso país vai muito além de Pedro Álvares Cabral atracando na região de Porto Seguro em 1500, e não deveríamos conhecê-la a fundo apenas como um ato de patriotismo, mas também pelo tema ser constantemente citado em questões de vestibulares e até em processos seletivos.

Aprofundar-se no assunto é importante para entender como a nossa cultura foi designada e influenciada pelos outros países que estiveram aqui desde o início, e também conseguir interpretar alguns fatos que nos afetam até hoje. Por isso, listamos abaixo 7 fatos sobre a história do Brasil que merecem a sua atenção:

O primeiro nome dado ao Brasil foi Terra de Vera Cruz

Se dependesse da primeira escolha dos portugueses, o Brasil se chamaria Terra de Vera Cruz. O motivo seria, em grande parte, devido à cruz da Ordem de Cristo, que as caravelas de Cabral exibiam em suas velas. Já o relator das navegações, Pero Vaz de Caminha, chamava de Ilha de Vera Cruz em vez de Terra, pois os portugueses acreditavam que aquelas terras formavam parte de uma ilha que estava entreposta no Atlântico e separava a Europa das Índias.

A primeira organização territorial implantada no Brasil foi por sistema de Capitanias Hereditárias

E o que isso significa? Significa que o território brasileiro seria dividido em grandes faixas e seria entregue a administrações particulares, principalmente entre os nobres da Coroa Portuguesa, e de maneira hereditária (de pai para filho). Quem determinou essa divisão foi o rei de Portugal na época, D. João III, em 1534. A intenção era colonizar o Brasil, e assim, evitar invasões estrangeiras.

A primeira cidade do Brasil foi São Vicente

Localizada no litoral paulista, a primeira cidade do Brasil foi São Vicente. Martin Afonso de Souza fundou a cidade em janeiro de 1532. Já a primeira capital foi Salvador.

O Brasil já pertenceu à Espanha

A unificação das Coroas espanhola e portuguesa, após a crise sucessória de Portugal, deu origem à unidade política União Ibérica e nomeou o Rei Filipe II, da Espanha.

O Quilombo dos Palmares foi o maior do Brasil

O refúgio dos escravos fugitivos de engenho chegou a contar com, aproximadamente, 20 mil quilombolas no ano de 1670. A palavra ‘quilombo’, originada da etimologia bantu, refere-se ao acampamento de guerreiros na mata.

O primeiro Presidente da República do Brasil foi um militar

Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas e estudou em uma escola militar desde os 16 anos. Ele participou ativamente de combates, como a Revolução Praieira, e outros conflitos durante o império. Foi eleito em fevereiro de 1981 e seu vice-presidente foi Floriano Peixoto. Renunciou em novembro do mesmo ano em que foi eleito devido aos sérios problemas políticos e econômicos em que o país se envolveu.

O nome oficial do Brasil é República Federativa do Brasil

E o que este nome quer dizer? Ao mesmo tempo em que o Brasil é considerado uma república, ele é também uma federação, ou seja: tem um presidente, mas está dividido em estados, regiões ou entidades que possuem alguma autonomia governativa.

Quer saber mais sobre história para passar no Enem? Confira os conteúdos do blog da Prepara e fique por dentro de tudo sobre o assunto:

Quais assuntos de história mais caíram no Enem nos últimos 10 anos?

Filmes e documentários para você estudar história para o vestibular

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades do país? Conheça nosso curso preparatório para o Enem!