Imagem de um grupo de amigos diverso, com cinco pessoas, sorrindo para uma selfie, em uma praça.

Cada país possui suas particularidades, e as pessoas conservam hábitos característicos do local.

Quando alguém, de fora, vem para o Brasil, sente um choque cultural interessante que pode gerar situações engraçadas e inesperadas!

No artigo de hoje, vamos listar algumas atitudes brasileiras que são curiosas e intrigantes aos olhos dos americanos, deixando-os muitas vezes confusos sobre nosso país e nossos costumes! 

Comer pizza de garfo e faca

Para os americanos, comer pizza é uma atividade corriqueira e feita a qualquer momento do dia, apenas para saciar a fome rapidamente.

Já para nós brasileiros, é uma ocasião mais requintada e especial. Muitas vezes, as pessoas tiram um tempo para ir à pizzaria, sentar-se com calma e apreciar o prato de um modo mais sofisticado.

Por isso, para os americanos é muito estranho ver alguém comer pizza com garfo e faca, já que para eles, o mais comum é segurá-la com as mãos e comer de forma prática e rápida. 

Chamar as pessoas pelo primeiro nome

Nos Estados Unidos, é comum chamar parentes e amigos próximos pelo primeiro nome. O que realmente chama atenção é que no Brasil, nos referimos ao chefe, ao vizinho e até mesmo ao presidente pelo primeiro nome!

Já os norte-americanos, referem-se à maioria das pessoas pelo seu sobrenome. Principalmente, quando usam "senhor" ou "senhora" é a frente do sobrenome.

Se repararmos bem, até as camisas de jogadores de futebol são diferentes: aqui vemos vários nomes como Lucas e Matheus, enquanto nos EUA, os jogadores têm seus sobrenomes estampados, como Stones ou Johnson. 

Tomar vários banhos por dia

No Brasil, é completamente normal tomar dois ou mais banhos por dia, especialmente em regiões mais quentes do país. Para os brasileiros, o banho é uma forma de relaxar e se refrescar, além de ser um momento de higiene pessoal.

Já para os estrangeiros, um banho por dia é mais do que suficiente, e eles veem o ato de tomar banho apenas como um momento de higiene pessoal, sem toda a carga de emocional de relaxamento que nós damos a ele. 

Comer hambúrguer com guardanapo

Imagem de um grupo de amigos com três pessoas, comendo hambúrger juntos, eles parecem felizes na situação.Imagem de um grupo de amigos com três pessoas, comendo hambúrger juntos, eles parecem felizes na situação.
Os brasileiros gostam de manter as mãos extremamente limpas, mesmo quando estão comendo uma comida saborosa.

 

Os brasileiros, em geral, não gostam muito de tocar a comida diretamente, por isso sempre utilizam guardanapos de papel, muitas vezes de forma meio desajeitada.

O formato dos guardanapos também pode parecer estranho para os americanos. Nos Estados Unidos e em muitos outros lugares, é normal ter um contato direto com o alimento. Eles até preferem isso como uma forma de "sentir" a refeição, apreciando cada mordida de forma mais pessoal e menos mediada por guardanapos. 

Escovar os dentes várias vezes por dia

Uma cena comum no Brasil é ver pessoas indo ao banheiro do trabalho com suas escovas de dentes logo após o almoço. Um hábito estranho para a maioria dos norte-americanos.

Para eles, escovar os dentes ao acordar e antes de dormir já é o suficiente, e para manter o hálito fresco durante o dia, preferem uma balinha de hortelã ou chiclete.

Se você tem vontade de trabalhar fora do país, é melhor já preparar para essas estranhezas do dia a dia, além da preocupação de falar em inglês o dia todo.

Nós brasileiros temos uma tradição bem mais forte de higienizar a boca a todo momento, vendo a escovação frequente como uma necessidade para manter a saúde bucal impecável. 

Usar lixeiras

Em especial, nos Estados Unidos, as pessoas não possuem lixeiras no banheiro ou na cozinha, isso porque os encanamentos do país são equipados e preparados para receber papel e material orgânico.

Muitos estrangeiros veem ao Brasil e se assustam com esse nosso hábito, e até acham uma atitude nojenta manter o lixo ao lado do vaso sanitário.

Cumprimentar as pessoas com beijos e abraços

Cumprimentar alguém que acabamos de conhecer com um abraço ou beijos no rosto é algo muito comum no Brasil, mas bem estranho tanto para os americanos, quanto para os europeus!

Eles gostam de contato físico, mas apenas com pessoas com quem têm certa intimidade. Para eles, abraços e beijos não são formas de se apresentar a alguém.

O costume, em outros países, é um aperto de mão ou, no máximo, um cumprimento verbal, mantendo uma certa distância física até desenvolverem mais proximidade com a pessoa. 

Comprar em muitas parcelas

Imagem de um casal em um restaurante ao ar livrem eles estão sorrindo enquanto pagam a conta com um cartão. Imagem de um casal em um restaurante ao ar livrem eles estão sorrindo enquanto pagam a conta com um cartão.
Além de ser um costume, as empresas brasileiras facilitam o pagamento via cartão de crédito para seus clientes, geralmente oferecendo juros zero.

 

Dividir produtos em 10, 12 ou até 24 vezes sem juros é algo bem brasileiro, especialmente com o uso do cartão de crédito.

Nos Estados Unidos, isso não é uma prática comum, principalmente, porque as lojas oferecem raramente a opção de parcelamento aos clientes.

Então, por lá, o costume é pagar tudo de uma vez, em um pagamento único. Elas podem renegociar e pagar aos poucos a dívida do cartão de crédito, mas a divisão do valor da compra em várias parcelas no ato da compra não é algo que acontece com frequência por lá. 

Comer abacate com açúcar

Sentar-se à mesa, pegar um abacate e colocar algumas colheres de açúcar é uma cena muito estranha nos Estados Unidos. Para os americanos, o abacate está fortemente atrelado a pratos salgados, como a guacamole.  

Eles sentem o que nós sentiríamos se alguém misturasse muito açúcar ao tomate. Já pensou? Comer abacate doce é uma tradição brasileira que causa espanto e curiosidade aos estrangeiros, especialmente aos americanos. 

Quer aprender inglês sem enrolação?

Para conversar com um americano e entender melhor o que ele pensa sobre o nosso país e nossos costumes, é essencial estar com o inglês em dia.  

A Prepara Cursos oferece um curso de inglês que ajuda você a se comunicar com fluência e confiança. Nosso curso é ideal para quem deseja aprimorar o inglês para trabalho, viagens ou intercâmbio.  

Aqui, você aprende inglês com foco no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas:speaking, listening, reading and writing, sem enrolação.  

Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa metodologia e começar a falar inglês de verdade! Clique aqui e saiba mais sobre o Curso de Inglês da Prepara.

Além disso, confira nossa categoria de conteúdos sobre o estudo de inglês para praticar ainda mais o idioma!