foco

Em um mundo repleto de distrações e demandas constantes, a habilidade de manter o foco se tornou um superpoder. E isso não significa apenas a capacidade de olhar para a tela do computador ou para um livro por horas a fio. Saber como ter foco é também a possibilidade de direcionar sua atenção para tarefas importantes da sua carreira e permanecer imerso nelas. 

O mundo tecnológico tem as suas vantagens, seus prazeres e mil e uma possibilidades de afazeres. Mas, ao mesmo tempo, tem tirado de nós aquele pedacinho de atenção fundamental para as nossas próprias tarefas. Hoje, o que não é tão importante ganha o espaço do que realmente é. Ou você nunca se atrasou só por ficar horas no Instagram? 

Vamos continuar falando sobre esse tema tão atual? Hoje a ideia é explorar o que significa ter foco, identificar o que está consumindo o seu e pegar dicas para essa habilidade essencial! 

O que significa ter foco? 

Ter foco, em sua essência, significa direcionar sua atenção e energia para uma tarefa ou objetivo específico. É a capacidade de bloquear distrações e manter-se concentrado em uma única atividade, alcançando um nível profundo de envolvimento com o que você está fazendo. 

Quando você tem foco, sua produtividade aumenta e sua qualidade de trabalho melhora significativamente. Sua profissão acaba sendo impactada positivamente por isso. 

No entanto, manter o foco não é uma tarefa fácil, especialmente em um mundo repleto de notificações, e-mails, redes sociais e outras interrupções constantes. Identificar o que está consumindo a sua atenção é o primeiro passo para recuperá-la. 

O que está consumindo o seu foco? 

Para entender como ter foco, é fundamental identificar as principais distrações que o afetam. Muitas vezes elas estão aí mesmo, lado a lado com você, mas em outras é tão sucinto que nem parece uma distração. É bom reforçar que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais, e o foco é um deles. 

Aqui estão algumas das principais armadilhas que podem prejudicar sua capacidade de concentração. 

1. Notificações e Mídias sociais 

O constante bombardeio de notificações de redes sociais, e-mails e mensagens instantâneas pode desviar sua atenção a cada poucos minutos. 

Só para você ter uma ideia, segundo um levantamento da Comscore, o brasileiro passa em média 46 horas por mês nas redes sociais. O país fica apenas atrás da Índia e Indonésia, e à frente de outros países que eram considerados os mais “viciados” nessas plataformas, como os Estados Unidos, México e Argentina. 

Ou seja, o problema é real e consome muito mais tempo da sua vida do que se possa imaginar. 

2. Multi-tarefa 

Tentar lidar com várias coisas ao mesmo tempo pode fazer com que você gaste, na verdade, ainda mais tempo alternando entre tarefas do que realmente realizando alguma delas. 

Sem falar que esse tipo de atitude pode gerar mais estresse, pressão e confusão até mesmo nas tarefas mais simples. 

3. Preocupações e estresse 

Preocupações pessoais e estresse podem invadir sua mente, dificultando a capacidade de foco no trabalho ou em outras atividades. Por isso, o ideal é que você consiga sempre, ou o máximo possível, se desligar da vida pessoal quando estiver trabalhando. 

4. Falta de planejamento 

Não ter um plano claro para o que você deseja realizar pode resultar em confusão e falta de direção, minando seu foco. 

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é fazer uma lista com todas as suas atividades do dia. Isso também pode ser feito semanalmente, separando cada dia da semana, e até mensalmente. Escolha seus principais objetivos, como chegar até eles e distribua em horas e dias para o planejamento surtir efeito. 

5. Ambiente de trabalho desorganizado 

Um ambiente de trabalho desorganizado pode causar distrações visuais e mentais, dificultando a concentração. E isso vale até para dentro de casa, quando estiver fazendo home office. Nada de deixar o desleixo ganhar espaço, arrume sempre o seu espaço de trabalho que as coisas tendem a fluir melhor. 

Melhores técnicas para melhorar seu foco 

1. Defina metas claras 

Antes de começar uma tarefa, defina metas claras e específicas do que você deseja alcançar. Isso ajudará a direcionar sua energia de maneira eficaz. 

2. Priorize tarefas 

Utilize técnicas de gestão de tempo, como a matriz de Eisenhower, para priorizar tarefas com base em sua importância e urgência. 

3. Estabeleça horários de trabalho focados 

Reserve períodos dedicados ao trabalho concentrado, sem interrupções. Desative notificações e informe aos colegas quando você estará indisponível. 

4. Pratique a técnica Pomodoro 

A técnica Pomodoro envolve trabalhar por períodos curtos, geralmente 25 minutos, seguidos de uma pausa de 5 minutos. Essa abordagem intercala trabalho e descanso, ajudando a manter o foco. É uma dica valiosa principalmente para profissionais em começo de carreira. 

5. Elimine distrações 

Identifique as principais fontes de distração em seu ambiente de trabalho e tome medidas para eliminá-las. Isso pode incluir organizar sua mesa, silenciar notificações ou usar bloqueadores de sites. 

6. Mantenha-se saudável 

Uma dieta equilibrada, exercícios físicos e sono adequado desempenham um papel fundamental na capacidade de manter o foco. Cuide do seu corpo e da sua mente. 

7. Pratique a Mindfulness 

A meditação e a prática da atenção plena podem ajudar a treinar sua mente para se concentrar no presente e reduzir a tendência de divagar. 

8. Estabeleça metas de longo prazo 

Ter metas de longo prazo claras e significativas fornece uma motivação constante e ajuda a manter o foco em suas atividades diárias. 

9. Aprenda a dizer não 

Não tenha medo de dizer não a compromissos ou tarefas que não contribuam para seus objetivos principais. 

10. Acompanhe seu progresso 

Mantenha um registro de suas realizações para visualizar seu progresso e manter-se motivado. 

Preparado em como manter foco? 

Ter foco é uma habilidade valiosa em um mundo cheio de distrações. Identificar os devaneios que afetam você pessoalmente e aplicar técnicas específicas pode ajudá-lo a melhorar a sua capacidade de concentração e realizar mais em menos tempo. 

Lembre-se de que a prática é essencial, e, à medida que você incorpora essas técnicas em sua rotina, verá uma melhoria significativa em sua produtividade e qualidade de trabalho. Saber como ter foco é a chave para o sucesso em todas as áreas da vida. Com determinação e as técnicas certas, você pode dominar essa habilidade fundamental!