Como a robótica influencia o mercado de trabalho

Estamos vendo com mais frequência os benefícios proporcionados pelo avanço e pela implementação da robótica nas empresas ao redor do mundo. Ao contrário do que muitas pessoas pensavam, a tecnologia inserida no mercado de trabalho está sendo positiva, gerando empregos em diversas e surpreendentes áreas. A tecnologia é inserida rapidamente nas atividades, por isso é importante ter atenção para entender o impacto que ela vem causando nos profissionais e empresas. Reunimos as principais informações que você deve saber sobre a influência da robótica no mercado de trabalho. Acompanhe o post!

A robótica no mercado de trabalho 

A indústria automotiva é um dos exemplos de mercado que demandam cada vez mais os robôs. Mas a medicina têm se interessado cada vez mais por robôs especializados em alguns tipos de cirurgia. A indústria alimentícia também tem a tendência a aumentar o uso de equipamentos robóticos. O que observamos é que os robôs têm como foco tarefas que exigem alto controle de qualidade.

Previsões da robótica nas empresas 

Normalmente imaginamos os ambientes de trabalho sem as atividades realizadas por seres humanos quando falamos de robôs trabalhando, mas isso é só imaginação mesmo. Os robôs, mesmo os mais avançados, precisam do apoio de técnicos para sua manutenção e programação. Mesmo com a tecnologia, desenvolver um robô que consegue se automonitorar é um desafio enorme! Em relação à produção industrial, o Brasil está em uma posição atrasada. Em 2019, segundo a Federação Internacional de Robótica, o país poderá ter 3.500 novas unidades em uso, sendo que no Japão a perspectiva é de 43.000 novos robôs.

Geração de novos empregos

Por conta do surgimento da produção em série, as vagas de emprego em fábricas aumentaram e o uso de robôs para realizar funções mais pesadas também, assim muitos profissionais conseguem focar em outras atividades. Alguns exemplos são as áreas de engenharia, onde a computação e automação industrial ganham cada vez mais espaço nos processos de produção. Atualmente existe a necessidade de engenheiros capacitados para organizarem esses processos e otimizarem o trabalho dos robôs. Por isso, o número de cargos voltados para a manutenção das tecnologias tende a crescer.

Adaptação da indústria e dos profissionais 

Um dos pontos mais importante da robótica na indústria é a capacidade de realizar tarefas com mais qualidade e precisão, quando comparadas com as realizadas manualmente, além da velocidade de produção, que é contínua e mais alta. Além disso, a robótica tem muito a oferecer quando pensamos em investimentos na indústria, pois ela é capaz de reduzir custos. Na produção de peças para carros, as empresas não gastam com medidas para preservar a saúde dos funcionários que antes estavam nas posições das máquinas, por exemplo. 

Os robôs trabalham de forma mais independente, apesar de precisarem de um acompanhamento para realizar as manutenções. Por isso, a tecnologia não vai tomar o lugar do ser humano, mas trazer transformações, e serão necessárias adaptações, assim como novos conhecimentos para lidar com esse novo mercado. Com o passar do tempo, a robótica no mercado de trabalho está ficando mais estável, e as empresas começam a investir na capacitação dos funcionários, a desenvolver mais tecnologias e melhorar processos de produção. Montando um planejamento e adquirindo conhecimento sobre a área, a robótica pode ser um ótimo caminho para beneficiar as empresas e seus colaboradores!

Confira outros posts sobre a presença da tecnologia em nossas vidas no nosso blog: 

Internet das Coisas: como ela pode mudar o futuro

5 aplicações da robótica que podem mudar o futuro

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!