Como criar um aplicativo do zero: Dicas práticas que vão de te ajudar

Pensando em embarcar em um novo projeto e se desafiar? Criar um aplicativo do zero não é fácil, mas pode ser um jeito muito legal de aprender algo novo e entrar em um universo diferente. Seja para um projeto novo, ou para complementar um trabalho que você já tem, criar um site é desafiador.

 

A tecnologia invadiu a nossa sociedade e já domina a nossa vida, segundo a Statista em 2017, 178 milhões de apps foram baixados, e esse número deve chegar a 258 bilhões até 2022. Uma tecnologia relativamente difícil para pessoas que mergulham de cabeça, sem antes analisar as suas ideias e entender os diferentes passos necessários para criar um app de sucesso. 

 

Para te ajudar nisso, preparamos um passo a passo bem simples, com dicas práticas de tudo o que você precisa saber para criar o seu aplicativo.

 

Ideia 

Antes de sair por aí estruturando todo um projeto, procurando desenvolvedores e plataformas é necessário construir uma ideia. O primeiro passo para a construção de apps é entender o que sua ideia pretende oferecer, defina bem os seus objetivos e siga esses passos para organizar seu projeto. 

  • Sua ideia é viável?
  • Qual o seu público alvo?
  • Qual o nome do seu aplicativo?
  • Quais são os recursos mais desejáveis que deixaram seus usuários evolvidos?
  • Quem são seus concorrentes?

Explore todas essas questões, se questione, pergunte aos amigos se eles baixariam o app, faça uma pesquisa completa de campo e após ter essas questões resolvidas, será possível viabilizar o seu projeto e começar a encontrar meios de tirá-lo do papel. 

Plataforma do aplicativo 

Os aplicativos fazem parte do nosso dia a dia, e baixar um app que não atenda as expectativas criadas em seu público é muito frustrante, por isso uma etapa fundamental que deve ser estuda é para qual plataforma você irá desenvolvê-lo. 

 

Tendo o seu público-alvo em mente, tente estruturar qual o sistema operacional eles usam. Embora o sistema Android seja dominante no Brasil, o iOS também ocupa um espaço na sociedade. Tomar essa decisão é difícil, mas você precisa centralizar, por mais que a ideia inicial seja lançar nos dois sistemas, é mais caro, e as vezes pode não valer a pena.

 

Confira as vantagens de cada sistema: 

  • iOS: mais rápido de produzir e mais barato, a linguagem de programação usada no iOS é oficial da Apple e mantem um padrão, assim, quem for desenvolver já sabe como manuseá-la. 
  • Android: mais caro e mais demorado, sua linguagem de programação não tem uma padronização, isso significa mais dispositivos, componentes e fragmentação de software a serem considerados.  

Ao analisar profundamente cada uma das plataformas você entenderá qual irá atender as suas necessidades e as necessidades de seu público. 

 

Orçamento

Reúna todos os custos essenciais para criar um app, monte uma planilha e faça bons orçamentos, assim na hora do desenvolvimento você não terá grandes surpresas. O valor total do app pode variar muito, dependendo da infraestrutura da plataforma, código, funcionalidades, design e manutenção. 

 

Para te ajudar, listamos tudo que você deve cotar antes de iniciar os processos. 

  • Características e funcionalidades;
  • Interface e design;
  • Plataformas;
  • Infraestrutura backend e admin;
  • Manutenção e atualizações. 

Por fim, é importante ter o prazo estabelecido do projeto, o quanto mais claro for o alinhamento sobre a complexibilidade do app, mais rápido será estimado quantas horas o projeto terá.  

 

Publicação 

Após você ter delegado tarefas, contratado profissionais e finalizado o app é hora da publicação. Em cada plataforma que for disponibilizado tem um processo, você deverá seguir as instruções conforme cada plataforma, mas antes de chegar nesse processo faça um teste completo do seu app.  

 

Mesmo que seu processo de codificação seja bem-feito, isso não significa que seu app não tenha bugs. Portanto, fazer um teste completo vai te ajudar a entender a funcionalidade do seu aplicativo, e se ele é estável, de acordo com as especificações.

 

Curso de Apps

Já pensou em você mesmo estruturar e desenvolver o seu próprio aplicativo? Com o curso de apps da Prepara Cursos é possível. Nele você começa do zero e cria aplicativos para Android e iOS utilizando o Angular, um dos mais importantes frameworks de desenvolvimento utilizado para este fim hoje.


Curtiu a ideia? Então inscreva-se na escola mais próxima a você e já comece a pensar em uma ideia de app inovada.