Como estudar inglês para o Enem?

Que o Enem é uma prova capaz de tirar o sono de muitos vestibulandos, todo mundo já sabe. A questão é que, em meio a tantos conteúdos, algumas matérias conseguem deixá-los ainda mais inseguros. É o caso das questões de língua estrangeira, que aumenta a tensão do candidato, independente do seu nível de conhecimento do idioma escolhido. Mas, para ajudar você a encarar essa etapa da prova numa boa, nós explicamos como são as questões e selecionamos algumas dicas para os candidatos que optaram pelo inglês. Pronto para conferir? :)

Como são as questões de inglês no Enem?

As questões de língua estrangeira estão dentro do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, junto com as perguntas relacionadas a língua portuguesa e literatura. No entanto, dentre as 45 questões, há apenas cinco que são voltadas ao inglês - ou espanhol, de acordo com a escolha realizada pelo candidato no momento da inscrição. O interessante é que, seguindo a dinâmica da prova, o conteúdo de inglês que é cobrado também envolve diretamente noções de compreensão e interpretação de texto, portanto, é importante ter em mente que a prova não se resume inteiramente ao conhecimento gramatical do idioma.

Não, isso não quer dizer que você não precise conhecer a língua inglesa para acertar as questões! A verdade é que o candidato precisa demonstrar um bom domínio das regras gramaticais e um vocabulário intermediário para não se enrolar na hora de ler um texto e escolher a alternativa correta.

Uma característica atraente do exame é que, apesar de cobrar interpretação, a prova vem se diversificando nos últimos anos e traz uma grande variedade de gêneros textuais diferentes. Por isso, o candidato deve estar preparado para enfrentar todo tipo de texto, entre os quais estão poemas, letras de músicas, charges, tirinhas e até mesmo trechos de notícias divulgadas por veículos internacionais. Interessante, não?

Dicas para estudar inglês para o Enem

Pratique interpretação de texto

A interpretação de textos em inglês é, sem dúvidas, a principal habilidade que o candidato precisa desenvolver para mandar bem no Enem. A prova costuma trazer em seus textos alguns temas atuais, muitos relacionados às questões sociais ou ambientais. Dessa maneira, manter-se atento aos noticiários não só será um exercício de interpretação, como também irá ajudar você a se familiarizar com palavras e expressões que são comuns nos temas mais recorrentes do exame.

Uma sugestão interessante é, duas ou três vezes na semana, dedicar um tempinho à leitura de notícias em plataformas internacionais, como The New York Times, The Guardian e BBC, por exemplo. Como o Enem costuma trazer uma grande variedade de gêneros textuais, vale aproveitar a oportunidade para entrar em contato com outros estilos de redação. Vale ler uma reportagem mais extensa ou se distrair em plataformas de entretenimento, como o Buzzfeed. A leitura de um livro no idioma ou mesmo uma pesquisa sobre poemas em inglês também pode ser útil - assim como pesquisar e refletir um pouquinho sobre as diversas interpretações que a letra da sua música favorita pode ter.

Treine bastante

A dica é clássica, mas fundamental. Enquanto estiver estudando para o exame, não negligencie as questões em inglês. Ao refazer as provas antigas, atente também às questões no idioma e as refaça com atenção. É importante se familiarizar com a estrutura dos enunciados que abordam a língua estrangeira, bem como a versatilidade dos textos que são apresentados. O contato com as perguntas pode ajudar você a se sentir mais confortável quando for encarar a prova de verdade.

Um macete que pode ser interessante para as questões em inglês é não ler as possíveis respostas primeiro. O ideal é começar lendo primeiro o enunciado e, na sequência, fazer a leitura do texto em inglês. Lembre-se de tomar cuidado com os falsos cognatos e sublinhar as palavras-chave. Depois, pare um instante para pensar sobre o que você leu e siga para as respostas. Assim, você chegará as alternativas com confiança sobre aquilo que você leu anteriormente e terá mais facilidade e segurança para assinalar a alternativa correta.

Não deixe a gramática de lado

Apesar de a gramática não ser um conteúdo cobrado diretamente no Enem, não quer dizer que ela não está lá, certo? Dominar a língua inglesa é essencial, já que os conhecimentos gramaticais estão diretamente relacionados à compreensão que o aluno tem do idioma. Portanto, é importante preparar um cronograma de estudos no qual você tenha contato com as questões do exame, mas também relembre tópicos importantes que podem fazer a diferença na hora de interpretar um texto. Para ajudar você a relembrar todos os conteúdos mais importantes para a prova nós listamos alguns itens que você não pode deixar passar durante a sua preparação. Confira.

  • Estude sobre a estrutura das frases na ordem direta, formada por sujeito + verbo + complementos, os quais podem ser adjetivos, objetos ou adjuntos adverbiais;
  • Relembre os diferentes tempos verbais da língua inglesa, no passado, presente e futuro, compreendendo as suas estruturas e o tempo da ação a qual se referem;
  • Dê uma olhadinha nas conjunções e atente para a importância que elas têm para a coesão textual, já que essas palavrinhas podem dar diferentes significados ao texto;
  • Leia e pratique exercícios que envolvem a voz passiva, compreendendo como sua estrutura é capaz de garantir ênfase ao objeto da frase;
  • Exercite a construção do discurso indireto, tornando-se capaz de identificar o argumento ou a opinião de alguém que não é o próprio autor do texto ou da frase;
  • Revise os principais adjuntos adverbiais e as diferentes interpretações que eles podem dar a uma oração;
  • Relembre como diferenciar o uso dos artigos para evitar erros de compreensão na leitura de um texto;
  • Estude os pronomes, certificando-se de que você é capaz de distinguir quando se referem a um objeto, um animal ou uma pessoa, bem como se são pronomes pessoais, pronomes possessivos ou adjetivos possessivos;
  • Memorize o significado dos principais phrasal verbs da língua inglesa e evite confusão caso você os encontre na prova;
  • Revisar os falsos cognatos também é essencial para evitar que você seja pego de surpresa;
  • Entenda a diferença entre os pronomes relativos, identificando a quem se referem.

Muita atenção na hora de ler as questões

A língua estrangeira está entre as competências que são avaliadas no primeiro dia de provas do Enem. Como já mencionamos, o conteúdo está no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que divide as cinco horas e meia de prova com o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação.

Por isso, muitos alunos preferem deixar a língua inglesa - ou espanhola - por último e, dessa forma, encaram as questões já com um forte sentimento de cansaço. No entanto, é importante não se deixar vencer pela exaustão! Como acabamos de explicar, a prova de inglês no Enem envolve, majoritariamente, a interpretação de texto. A atenção torna-se então uma habilidade tão necessária quanto o domínio das estruturas gramaticais do idioma. Respire fundo, tome um lanchinho e encare as questões de inglês com os olhos concentrados e cuidado para evitar erros de compreensão!

No geral, o grau de dificuldade das questões de língua estrangeira no Enem é classificado por muitos professores como intermediário. Contudo, é preciso estar atento para não cometer nenhum deslize, já que interpretar um texto de maneira errada pode fazer você perder pontos importantes para o seu desempenho final. Independentemente do seu nível de conhecimento, a dica é praticar bastante e estar atento à compreensão das informações escritas. Assim, é só #partiuaprovação!

Se você curtiu esse texto e está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, dê uma olhadinha em como montar um plano de estudos para o Enem 2019 e algumas dicas sobre como agilizar sua prova!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!