Como melhorar sua confiança no ambiente de trabalho

Alcançar a confiança no ambiente de trabalho é algo complicado no início de sua passagem pela empresa. Porém, com o tempo o cenário tende a melhorar, e você começa a se sentir mais confortável no dia a dia. Para acelerar esse processo, há algumas dicas muito úteis. Vamos lá?

Compreenda a sua insegurança 

Em primeiro lugar, entenda que é normal manter um certo “pé atrás” com o seu trabalho; o que pode até te ajudar a não cometer muitos erros e exercer sua função com um senso crítico bem mais apurado. Porém, o medo não pode ser constante e exagerado. Se ele estiver atrapalhando todos os momentos do seu dia na empresa, pode ser sinal de um problema mais sério, pedindo cuidados extras com sua situação psicológica. Se isso ocorrer, não hesite em buscar ajuda. 

Identifique seus pontos fortes e fracos 

Continuando os exercícios de análise interna, é importante entender suas principais características. Questione-se com perguntas como “o que eu faço de melhor?” e “quais pontos ainda preciso aprimorar?”. A partir disso, você consegue mapear as competências que se destacam na sua personalidade e utilizá-las no dia a dia; ao mesmo tempo, pode separar um tempo extra e se planejar para corrigir as falhas com muito estudo e preparação. 

Relacione-se com as pessoas 

Estabelecer vínculos com as pessoas te ajuda a se sentir pertencente a um grupo, tornando o ambiente de trabalho mais confortável. Além disso, te dá a liberdade de pedir ajuda em momentos de dúvidas e ganhar uma certa “moral” com os supervisores. Por mais que você seja tímido, tente conversar com os outros e se abrir um pouco mais. Não é necessário fazer amizades profundas nem falar de temas muito pessoais, mas sim ter uma convivência agradável e amistosa. 

Estude continuamente 

Continue estudando e se especializando na área para estar cada vez mais apto a realizar seu trabalho de maneira efetiva. Busque técnicas diferentes, apresente novidades à empresa e aprenda novos idiomas, por exemplo, tudo pensando em se tornar um profissional mais valioso no mercado de trabalho. Quem sabe você ainda não ganha uma promoção e sobe de cargo? 

Solicite feedbacks 

Peça feedbacks rotineiros aos seus gerentes, principalmente se você é estagiário. Há empresas que adotam as avaliações como item da política interna., Outras podem organizar as reuniões de acordo com a demanda de cada gestor. O interessante é que você saiba o que as pessoas estão achando do seu trabalho e esteja disposto a melhorar os pontos apontados por eles. 

Confie em si mesmo 

A segurança no trabalho também vem com a confiança em si mesmo! Se está tudo indo bem, não há grandes motivos para ficar constantemente preocupado. Acredite no seu potencial e nas suas capacidades de desempenhar bem a função e trilhar um caminho de sucesso na sua trajetória profissional! 

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!