Como montar um currículo incrível e conseguir uma entrevista
Aí você pergunta: em 2022, o currículo ainda é algo importante?
E a resposta é SIM. Na verdade, ele é cada vez mais essencial para te destacar no mercado de trabalho e te fazer conseguir aquela tão sonhada entrevista.
Imagine o trabalho de um recrutador de RH: ele recebe dezenas, talvez centenas de candidaturas todos os dias e, por mais boa vontade que ele tenha, não existe a possibilidade de entrevistar todos os candidatos. Ele precisa filtrar quem realmente tem o perfil da vaga para a próxima fase, e ele faz isso analisando os currículos que chegam.
Portanto, o currículo é o seu cartão de visitas, a primeira (e talvez única) impressão que o recrutador terá sobre você. Então, o documento enviado para uma vaga de trabalho deve ser perfeito, bem redigido e atrair a atenção de quem ler.
Se você quer saber como montar um currículo incrível e conseguir mais entrevistas de emprego, continue lendo esse artigo!
Dicas para um currículo matador!
Não se preocupe, criar um bom currículo não é um bicho de sete cabeças. Basta seguir algumas dicas e arrasar!
1 – Pense na estrutura
O currículo precisa seguir uma ordem lógica e já estabelecida no mercado. Para isso, comece informando seu nome, com certo destaque – mas cuidado com exageros, uma fonte em negrito e um tamanho maior do que o restante do documento já é o suficiente.
Informe alguns dados sobre você, como idade, cidade onde mora, telefone de contato e e-mail. Não inclua número de documentos. Abaixo dessas informações, informe com destaque qual é o seu objetivo profissional (falaremos mais dele em outro tópico).
Depois vem as áreas para formação acadêmica, cursos extracurriculares, experiência profissional e outras informações relevantes, como conhecimento em idiomas, certificações e participação em trabalhos voluntários.
2 – Preste atenção na formatação
Seu currículo deve ser fácil de ler e transmitir seriedade. Portanto, nada de fontes fantasia ou uso de muitas cores. Prefira fontes como Arial, Calibri ou Times New Roman, em cor preta e tamanho 12. Os destaques devem ter fonte um tamanho maior e estar em negrito. Você pode utilizar linhas para separar os assuntos, mas lembre-se de não exagerar.
3 – Cuidado com o objetivo profissional
Nesse campo, tente ser claro: diga exatamente o cargo que procura. Evite expressões como “estou aberto a oportunidades” ou objetivos muito genéricos. Prefira palavras ou expressões diretas, como Auxiliar Administrativo ou Recepcionista. Afinal, é através desse objetivo descrito que o recrutador irá direcionar seu currículo.
4 – Revise tudo – várias vezes
Algo que pode ser fator eliminatório na análise de um currículo são os erros de português. Portanto, revise tudo o que escreveu, várias vezes, e tenha a certeza de que não deixou para trás nenhum erro gramatical, ortográfico ou de digitação. Se possível, peça para que outra pessoa também o revise.
5 – Jamais minta em seu currículo
Pode parecer tentador aumentar um pouco seu tempo de experiência ou mentir sobre seu nível de inglês para parecer mais adequado a uma vaga, mas jamais faça isso. O recrutador perceberá sua mentira durante as entrevistas e isso pode fechar as portas para você. Portanto, mantenha-se sempre verdadeiro!
6 – Enriqueça seu currículo com cursos profissionalizantes
Se você tem pouca experiência de trabalho ou se está buscando novas colocações, incluir cursos profissionalizantes em seu currículo pode dar a ele o destaque que você procura. Conheça os cursos da Prepara e escolha um que tenha tudo a ver com seu perfil. Assim, você já chega arrasando no mercado de trabalho!