Como pensar em inglês

Você quer dar um impulso em seus estudos de inglês? Pois saiba que existe uma maneira prática para atingir a fluência muito mais rápido: começar a pensar na língua. No início pode ser um pouco complicado, porque não se trata de pensar em português e depois traduzir, mas sim de construir as frases na cabeça diretamente em inglês. Para que isso se torne uma rotina, existem alguns exercícios que deixam tudo mais tranquilo. Confira!

Ouça mais músicas

Tente descobrir bandas novas para ouvir cada vez mais a pronúncia do inglês. E não tenha medo de cantar. É só procurar a letra da música e soltar a voz! A prática de ouviro idioma fará com que seu cérebro se acostume com as frases aos poucos, principalmente se elas forem repetidas. O mesmo ocorre com filmes, séries e podcasts, e a exposição fará com que você passe a moldar seu raciocínio.

Assista palestras on-line

Assistir um conteúdo educativo em outra língua é um trabalho duplo. Você precisa compreender o que está sendo ensinado, e um outro idioma está em jogo! Isso faz com que seu foco fique direcionado, e é muito satisfatório quando entendemos alguma frase. De preferência, coloque legendas em inglês.

Para as coisas ficarem mais fáceis e a fixação das frases mais clara, assista aos vídeos mais de uma vez. A plataforma TED possui palestras interessantes sobre todos os assuntos que você imagina. Não se esqueça de anotar as palavras mais legais que você aprendeu!

Converse em inglês

Com certeza você tem algum amigo que é fluente no inglês, então combinem de trocar uma ideia no idioma quando se encontrarem. Pode ser até um papo simples na lanchonete, desde que você consiga aprender.

Perguntas do tipo “como foi seu dia?” (how was your day?) ou“o que você vai pedir?” (what are you ordering?) são um ótimo jeito de iniciar uma conversa prática em inglês. Outra dica que também dá bom resultado é conversar on-line! Chame seus amigos nas redes sociais ou criem grupos para falarem sobre assuntos apenas na língua. Você vai ver como é interessante aprender com alguém.

Pense em como você aprendeu a falar o português

Para fixar as ideias anteriores, a Prepara te lança uma reflexão: como você aprendeu a falar sua língua materna? Para todo mundo, esse processo foi da mesma maneira, ou seja, a partir da audição e repetição das palavras e frases que os adultos nos diziam. O cérebro processa uma nova língua naturalmente e aos poucos fica cada vez mais fácil pensar com outras palavras. Por isso os exercícios são tão importantes para a fixação!

Somar essas práticas às aulas de inglês fará com que você comece a pensar na língua quando menos perceber! Primeiro surgirão palavras, depois frases, e de repente estará formulando um raciocínio. Escute muito e fale também, que o esforço vai valer a pena. E para a experiência ser completa, confira os cursos da Prepara para ficar craque para o futuro!