Como ser efetivado no estágio?

Durante a faculdade, é possível garantir ótimas experiências e aprendizados para inserir no currículo profissional, sendo uma dessas alternativas o estágio. Nesse período, é possível amadurecer e compreender como o mercado de de trabalho funciona, além de ser uma porta de entrada para o primeiro emprego. Após um tempo, a ideia de efetivação fica muito mais real, certo? Por isso, reunimos algumas dicas para você aproveitar essa experiência e alavancar a sua carreira! 

Demonstre interesse e dedicação

O ambiente de trabalho é ideal para você observar o modo como os seus colegas realizam as tarefas e entender a função de cada um. Não tenha vergonha ou medo de perguntar e tirar dúvidas sobre algo com outros funcionários. Faça isso e demonstre interesse pelas suas responsabilidades e por ajudar a empresa. O estágio é um momento para aprender e fazer tudo com máxima dedicação. Tenha confiança no que faz, saiba os valores da empresa e vivencie esses valores. Dessa forma, será mais fácil enfrentar e superar desafios. 

Tenha ação e humildade

Coloque em ação o que você aprendeu observando outros colaboradores, assuma responsabilidades e compartilhe ideias que permitam a inovação em projetos da equipe. Fazer mais do que a sua obrigação mostra que você é capaz de ir além. Mas não perca a humildade! Você está em fase de aprendizado e pode errar, o que não faz mal também.

Organize seu tempo

Cumpra as tarefas no tempo que foi estipulado e seja organizado, tanto em relação ao tempo quanto ao local de trabalho. Seja maduro com os compromissos que você assume dentro e fora da empresa, assim você passa uma imagem profissional e de credibilidade. Seja pontual na hora de entrar no trabalho para que o rendimento da equipe não seja comprometido e, quando necessário, comunique a empresa sobre possíveis atrasos. 

Busque conselhos e feedback

Tente ser próximo do seu chefe e procure conselhos e feedback sobre como está se saindo e o que pode ser melhorado. Caso algum comentário seja negativo, assuma erros e dedique-se a melhorar, tornando-se mais produtivo. 

Tenha flexibilidade

Se o seu gestor chama você para acompanhar alguma reunião ou evento, mas você tem algum outro trabalho em andamento, não hesite em ir onde ele pede! Com certeza, será uma ótima experiência e uma oportunidade de fazer contatos e mostrar seu trabalho. Participe das conversas, ouça e compreenda as opiniões dos seus colegas de trabalho, ou seja, seja flexível diante das diferenças e não cause atritos, mas, se apropriado, imponha seus pontos de vista de maneira adequada. 

Seja claro e objetivo

Se ainda não está claro se você irá ser efetivado ou não, converse com o seu chefe. Diga que você quer continuar na vaga e pergunte as chances de isso acontecer. É bom mostrar que está com vontade de continuar trabalhando e colaborando com a empresa. Porém, saiba direito qual é o plano de carreira para evitar desmotivações futuras. 

Valorize suas conquistas

Reúna dados e resultados das suas atividades na empresa e dê valor a eles. Deixe claro que você aprendeu e evoluiu com os aprendizados passados proporcionados por gestores e funcionários. 

Além dessas dicas, lembre-se de superar as expectativas dos seus empregadores e até mesmo as suas. Empenhe-se e comece uma carreira de sucesso! Veja outros posts sobre mercado de trabalho no blog da Prepara: 

O que todo jovem da geração Z precisa saber sobre primeiro emprego

O que colocar no currículo para o primeiro emprego?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!