adolecentes

Você sabe quais são os melhores cursos para fazer na adolescência? De modo geral, essa decisão depende diretamente dos gostos e aptidões da pessoa, algo que exige autoconhecimento e pesquisa. Contudo, quanto mais cedo surge o interesse por uma área, maiores serão as chances de se destacar profissionalmente no futuro. 

Ficou interessado? Neste artigo, explicaremos por que é tão vantajoso fazer cursos na adolescência. Além disso, vamos trazer uma lista com as 10 melhores opções que podem ser realizadas, mostrando também como escolher o que se quer estudar. Acompanhe a leitura! 

Quais são as vantagens de fazer cursos na adolescência? 

Uma das principais vantagens de fazer cursos na adolescência é aprender novos conteúdos ou aprimorar o que já sabe. Essa é uma fase peculiar da vida, em que as pessoas estão se desenvolvendo e descobrindo novas habilidades. Assim, os cursos ajudam a expandir seus horizontes, obtendo conhecimentos úteis no decorrer dos anos. 

Outras vantagens incluem: 

  • explorar interesses, pois a adolescência é o melhor momento para descobrir suas verdadeiras paixões; 

  • preparar-se para o futuro, tanto na escolha da carreira quanto em outras áreas da vida; 

  • desenvolvimento pessoal, envolvendo habilidades sociais, autoconfiança e capacidade de comunicação; 

  • obtenção de experiência em áreas específicas, ajudando a pessoa a buscar um emprego ou estágio no futuro; 

  • obtenção de uma rede de contatos, principalmente com pessoas cujos interesses e objetivos são semelhantes. 

Quais são os melhores cursos para fazer na adolescência? 

A seguir, vamos apresentar e explicar brevemente sobre os 10 cursos ideais para fazer na adolescência. Confira! 

1. Idiomas 

Inglês, espanhol, italiano, francês, alemão ou qualquer outra língua: independentemente da escolha, realizar um curso de idiomas na adolescência pode abrir muitas portas, além de fazer a pessoa ter contato com outras culturas. 

2. Programação 

Existem muitas linguagens de programação e tecnologias que podem ser aprendidas na adolescência. A escrita de códigos é uma excelente forma de ingressar em graduações como Ciência da Computação ou Engenharia de Software. 

3. Redação e Comunicação 

Saber escrever e se comunicar é fundamental, independentemente da área que você quer atuar. Contudo, quem opta por carreiras como o Jornalismo precisa ter um domínio maior da língua, para conseguir se expressar sempre de maneira correta em todas as situações. 

4. Fotografia 

Por conta das redes sociais, a fotografia tornou-se algo de grande relevância. Uma imagem pode comunicar diversas informações para o público que a , e o fotógrafo profissional tem uma grande parcela nisso. Quem faz esse curso na adolescência pode vender seus serviços a muitas pessoas na internet e sem a necessidade de intermediários. 

5. Marketing e Publicidade 

Para uma empresa vender, é preciso ter uma estratégia de marketing e publicidade. Do contrário, os potenciais clientes não saberão de forma clara o que vão ganhar na hora de comprar um produto ou serviço. Por isso, ambos não poderiam deixar de estar na lista, pois é uma grande necessidade das empresas, independentemente do tamanho. 

6. Design Gráfico 

Quem é criativo pode encontrar no curso de Design Gráfico uma ótima forma de potencializar suas habilidades. Inclusive, empresas estão em busca de profissionais criativos, capazes de materializar ideias com o poder de conectar-se com o público e vender produtos e serviços. 

7. Primeiros Socorros 

Se uma pessoa, conhecida ou não, está em perigo de vida, ter noções de Primeiros Socorros pode salvá-la de ter sequelas ou até de morrer. Infelizmente, acidentes de trânsito não são raros nas vias brasileiras, sendo este um curso bastante recomendado aos adolescentes. 

8. Finanças Pessoais 

Quem não deseja ter dinheiro sobrando no fim do mês, seja para uma viagem ou qualquer entretenimento, não é mesmo? Um curso de Finanças Pessoais ensina o adolescente a controlar melhor os seus ganhos, sejam eles vindos do próprio trabalho ou dos pais. 

Além disso, é possível aprender a investir, fazer uma reserva de emergência e não ser alguém tão impulsivo no consumo, comprando apenas o que precisa naquele momento. 

9. Empreendedorismo 

Se o adolescente pensa que tem vocação para o empreendedorismo, este é um curso que poderá ajudá-lo a gerir o seu próprio negócio. Também é possível se desenvolver em outros aspectos, como a resiliência e a inteligência emocional, sendo ambos fundamentais para o empreendedor contornar momentos difíceis da sua carreira. 

10. Psicologia 

Finalizando a lista, o curso de Psicologia é recomendado para o adolescente que deseja compreender melhor a mente humana. Isso é útil não apenas em relação a uma futura graduação na área, mas também em carreiras ligadas a aconselhamento e recursos humanos, por exemplo. 

Como escolher os melhores cursos para fazer na adolescência? 

Na adolescência, muitas vezes, a pessoa se vê em um turbilhão de ideias. Para contorná-lo e seguir um norte, o primeiro passo é identificar seus interesses e habilidades. 

Com base na lista dos 10 cursos, nota-se que alguns podem ser complementares a outros — logo, nada impede o adolescente de fazer um ou mais cursos, desde que o ajude a alcançar um objetivo de curto ou médio prazo. 

Por exemplo, se o estudante gosta de programar, é possível realizar um curso na área. Como há muito conteúdo em inglês sobre programação, um curso de idiomas também pode ser uma ótima opção. 

Da mesma forma, quem opta pelo Design Gráfico tende a se interessar por marketing, publicidade e até mesmo psicologia, para entender melhor o que faz a mente humana aceitar ou rejeitar ideias. 

Outra boa forma de escolher um curso na adolescência é pesquisar as carreiras relacionadas a ele. Assim, fica mais fácil entender quais oportunidades podem ser aproveitadas no futuro, em termos de salário e progressão na carreira, por exemplo. 

Outras dicas importantes na hora de escolher um curso na adolescência incluem: 

  • conversar com outras pessoas, como familiares, amigos, professores e orientadores sobre algumas opções de cursos; 

  • considerar o tempo e os custos do curso, entendendo se realmente vale a pena o esforço financeiro e a dedicação para ir até o final; 

  • procurar cursos que ofereçam diplomas ou certificados, pois isso valoriza o estudante, aumentando as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. 

Neste conteúdo, você conheceu os 10 melhores cursos para fazer na adolescência. Ao seguir as nossas dicas, é possível acertar na escolha, aumentando a possibilidade de se posicionar e se destacar no mercado de trabalho, sendo um profissional altamente remunerado e requisitado! 

Gostou? Então aproveite para conhecer os cursos da Prepara Cursos!