Do cartucho à nuvem: a evolução das mídias digitais

Faz mais de 60 anos que o disco de vinil foi inventado e hoje é quase impossível pensar em um objeto tão grande para se ouvir música, não é? A evolução da tecnologia diminuiu o tamanho dos aparelhos, mas a qualidade do que recebemos está cada vez melhor. Hoje a Prepara vai mostrar a evolução das mídias digitais para você relembrar e até ter saudade de rebobinar a fita cassete!

Da carta ao e-mail

Em 4.000 a.C., o Egito já contava com um sistema organizado de envio de cartas. No Brasil, a troca de correspondências passou a existir assim que a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou por aqui.

 Mas você já imaginou como a comunicação é bem mais rápida e simples com o uso do e-mail? Hoje ele é usado para enviar trabalhos de escola, trocar arquivos e diversas outras funções que seriam impossíveis se ainda utilizássemos somente o papel.

Do disquete à nuvem

Inventados em 1971, os disquetes vieram para facilitar o armazenamento digital. Mesmo sendo muito úteis, sua capacidade não atingia mais que alguns kilobytes. Depois disso, os CD-ROMs se tornaram populares, mas foram logo substituídos pelos pen drives.

 Hoje temos o armazenamento em nuvem, uma plataforma on-line em que seus arquivos ficam salvos! Ou seja, não ocupam a memória do seu computador, e os sites que oferecem esses espaços aceitam até terabytes. Agora não existe mais a desculpa de esquecer o pen drive em casa!

Do CD ao Streaming

CD é a abreviação de compact disc, que significa disco compacto. Quando ele surgiu, os discos de vinil foram um pouco esquecidos, por causa de seu tamanho e porque dava para gravar as músicas nos CDs pelo computador.

 Nos dias de hoje, a maioria das pessoas não usa mais mídias físicas para ouvir música. Pelo smartphone, tablet, ou computador conseguimos acessar os serviços de streaming on-line que nos oferecem qualquer canção que existe no mundo! Não é preciso de memória no computador, basta escolher o que se quer e ouvir.

Das fitas aos filmes on-line

Poder assistir filmes em casa foi uma grande revolução. A invenção da fita VHS mudou o estilo de vida de muita gente, porque não era mais necessário ir ao cinema para curtir um filme: bastava comprar ou alugar uma fita! A partir disso, os DVDs mostraram uma melhor qualidade, e os espectadores passaram a ir à locadora para alugar esse tipo de filme.

 As imagens atingiram uma altíssima definição quando apareceu o Blu-ray, que são DVDs com conteúdo gravado em laser de cor azul-violeta. Mas logo foi criado um jeito que não exigia mais ter que sair de casa para alugar um filme. Os conteúdos on-line, em sua maioria de preço acessível, nos oferecem uma imensa biblioteca de filmes que não ocupam espaço nenhum na prateleira. Basta conectar a internet na televisão ou computador, clicar na história escolhida e fim!

 Com os aparelhos ficando cada vez menores e mais incríveis, o que surgir no futuro vai parecer coisa de ficção científica!

Venha para a Prepara!

Assim como todas essas inovações, aqui nós também pensamos no futuro. Venha para a Prepara, conheça nossos cursos e faça a diferença!