Foi mal no Enem? Veja estas 4 dicas para se dar bem no ano que vem!

Para muitos estudantes, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como Enem, pode ter um gostinho um pouco amargo. Depois de meses dedicados aos estudos, a sua pontuação pode ser diferente do esperado e comprometer a conquista da tão sonhada vaga no ensino superior.

Mas não perca o ânimo, afinal, como diz o ditado, perder uma batalha não significa perder a guerra! Aproveite as semanas seguintes, após a divulgação dos resultados, para descansar e renovar as energias, para que logo depois você possa repensar as suas estratégias e voltar com tudo para os estudos.

Para ajudá-lo nessa missão, nós organizamos algumas dicas que podem auxiliar você a repensar a maneira como estuda para o exame. Confira!

Crie uma rotina de estudos

O planejamento é, sem dúvida, essencial para alcançar o desempenho ideal no Enem. Um bom roteiro para os estudos permite um melhor controle do tempo e de todo o conteúdo que você precisa estudar, evitando que algum tópico importante fique de fora. Além disso, essa organização garante sensação de segurança e evita que a ansiedade tome conta de você.

Para organizar um novo cronograma de estudos, deixe para trás todos os seus hábitos do último ano e defina quantas horas diárias serão dedicadas à sua preparação. Aqui, você deve se lembrar de estabelecer horários coerentes, sempre levando em consideração sua rotina pessoal ou acadêmica ao longo do ano.

Na sequência, distribua as disciplinas entre os dias da semana da maneira que se sentir mais confortável - você pode estudar matérias similares, como física e matemática, no mesmo dia ou, se preferir, alternar entre as áreas, estudando química e história em uma tarde.

Vale lembrar que é fundamental manter o equilíbrio. Não é apenas porque você não gosta de uma disciplina específica que ela deve possuir menos tempo no seu cronograma. Todas as matérias têm um peso similar e, portanto, precisam da mesma atenção e dedicação ao longo da sua rotina.

Lembre-se também de separar, toda semana, um tempinho para revisar os conteúdos que você já estudou. Manter os temas fresquinhos na cabeça é muito importante e, por isso, investir em cartões ou mapas mentais para fazer um grande resumo do conteúdo pode ser uma estratégia bem interessante.

Procure outras maneiras de aprender

Os materiais didáticos são imprescindíveis para um bom resultado no Exame, mas você pode dar uma fugidinha deles e procurar por outras maneiras leves e divertidas para aprender. Nessa situação, a internet pode não ser uma vilã contra os estudos, mas sim ajudar a torná-los mais efetivos e dinâmicos.

Um dos principais exemplos são os inúmeros canais presentes no YouTube, recheados de videoaulas produzidas por professores de diversas disciplinas. Essa pode ser uma boa oportunidade para rever conceitos ou mesmo entendê-los a partir de uma nova didática. As explicações podem, ainda, ajudar a solucionar (ou provocar) dúvidas, ajudando você a ter certeza de que está dominando as matérias de maneira segura.

Existem ainda diversos sites e plataformas que oferecem exercícios para revisão, auxílio de professores e aulas ao vivo pela internet. Normalmente, estes serviços são pagos, mas há uma grande gama de opções para pagamentos que podem caber no seu bolso, caso considere essa ideia interessante.

Por fim, você pode investir na leitura de livros ou assistir a documentários relacionados aos temas que são cobrados no Enem. Existe também uma série de coleções e revistas especializadas nesse tipo de prova, nas quais pode-se encontrar revisões didáticas e pontuais sobre os conteúdos da prova.

Treine a redação e refaça as provas antigas

Com a pressão ao redor do Enem, muitos estudantes se esquecem da redação, parte extremamente importante para uma boa pontuação final. Portanto, atenção! Organize-se e não deixe de treinar os seus textos. Comece compreendendo os fundamentos de uma redação dissertativa argumentativa, e depois crie o hábito de produzir, semanalmente, pelo menos uma redação que siga tais moldes.

Normalmente, as redações pedem que o candidato discorra sobre temas relacionados a atualidades, por isso, não deixe de ler as notícias do Brasil e do mundo. Separe um tempinho na sua rotina diária para se informar em sites e portais de confiança, sempre questionando-se sobre os desdobramentos que determinados fatos trazem para a realidade social que afetam diretamente.

Refazer as provas aplicadas nas antigas edições do Enem também é uma ótima estratégia para os estudos. Tire um dia da semana para simular as condições nas quais a prova será aplicada, controlando o tempo que você demora para solucionar cada questão e verificando se consegue completar a prova antes do período determinado. Assim você pode perceber como anda o seu desempenho, em qual disciplina você precisa se esforçar um pouquinho mais e quais temas específicos você deve revisar novamente.

Outra vantagem interessante desse hábito é que, ao longo do tempo, você irá compreender e assimilar o estilo da prova, pautado principalmente na interpretação de textos, e logo estará sentindo-se confortável e solucionando as questões com mais familiaridade e sem medo de novos desafios.

Entenda seus limites (e descanse sempre que necessário)

Ultrapassar os seus limites pode não ser uma boa ideia ao longo da preparação para o Enem. É muito importante estudar com dedicação e esforço, mas lembre-se que às vezes é necessário descansar e ter um pouquinho de tempo livre para relaxar. Por isso, quando perceber que os estudos estão se tornando muito cansativos, tire alguns minutinhos para descansar - afinal, não tem problema nenhum em passar algum tempo lendo um livro, por exemplo.

Além disso, é muito importante ter uma boa rotina de sono. Passar toda a noite acordado para solucionar aquela dúvida de matemática irá trazer apenas cansaço e indisposição no dia seguinte, comprometendo os estudos novamente. O mesmo conselho vale para a alimentação: mantenha bons hábitos, valorizando o consumo de alimentos saudáveis, leves e apropriados.

Além de uma prova sobre conhecimentos, o Enem também envolve resistência física, concentração e controle emocional e, portanto, seu corpo e sua mente precisam estar preparados para enfrentá-los da maneira adequada. Seja positivo e não se esqueça: seu esforço logo será recompensado!  

Aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir mais alguns posts que você pode achar interessantes:

Passo a passo: como fazer uma redação do Enem

Como lidar com a ansiedade pré-vestibular

6 jogos que podem te ajudar a estudar para o Enem

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!