Home office: como organizar o trabalho?

O trabalho em home office é uma alternativa para diversas situações em que a pessoa não pode ou não consegue comparecer fisicamente ao trabalho. Porém, trabalhar em casa pode não ser produtivo se você não se preparar. Por isso, vamos te mostrar como organizar o trabalho em casa. 

Organize o ambiente 

Ao decidir fazer home office, pense no ambiente que irá usar para trabalhar. Opte por lugares mais silenciosos, com uma mesa e cadeira confortáveis e onde você possa deixar os seus materiais de trabalho organizados. Evite trabalhar deitado ou sentado na cama ou sofá e perto de televisão, pois isso pode facilitar a distração e atrapalhar o seu desempenho. 

Planeje as tarefas

Para quem não está acostumado, a prática de trabalhar em casa pode deixar o funcionário um pouco perdido em relação às tarefas e à administração do tempo de trabalho. Por isso, planeje as suas atividades e tenha anotado os prazos e a prioridade das suas demandas. Assim você se organizará mais e conseguirá visualizar melhor o que precisa ser feito durante o expediente.

Não se distraia

Trabalhar em casa é um desafio para driblar as distrações, ainda mais para quem não mora sozinho. Se for possível, informe as outras pessoas com quem mora que você estará trabalhando durante um período específico e que não pode ser atrapalhado com assuntos paralelos. Peça, também, para que haja uma colaboração em relação ao silêncio, para que você consiga se concentrar ainda mais no seu trabalho.

Cuidado com o descanso

É preciso ter mais cautela durante os momentos de descanso quando se faz home office. Isso porque você estará cercado de lugares confortáveis para sentar e deitar, e ficar uns minutinhos a mais aproveitando a comodidade de casa pode ser tentador. Então seja disciplinado e saiba separar o momento de trabalhar e os minutos de descanso.

Saiba a hora de encerrar o expediente

Trabalhar em casa pode ser prejudicial quando não se administra o tempo da maneira correta, pois a facilidade de acessar os documentos e de resolver as demandas pode fazer com que a pessoa fique conectada ao trabalho mesmo após o encerramento do expediente. Então é preciso que se respeite os horários, como se estivesse no local trabalho.

Você consegue se organizar bem quando trabalha em casa? Conte aqui nos comentários o que você faz para conseguir ser produtivo nos dias que faz home office.

Confira outros conteúdos do nosso blog.

Como usar o Facebook na vida profissional

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!