gptw

Você sabe quais são as melhores empresas para trabalhar e o que fazer para se tornar parte delas? De fato, todo profissional gosta de ser valorizado e de se sentir motivado durante o trabalho. Entretanto, entre as diversas companhias do mercado, nem todas conseguem cumprir esse propósito. 

Dito isso, existe um ranking chamado GPTW, uma sigla inglesa que significa "melhores lugares para trabalhar". Ao longo do texto, explicaremos como esse ranking é feito, quais são as características das empresas GPTW e o que fazer na hora de tentar uma vaga nessas corporações. 

Ficou interessado no tema? Então continue a leitura! 

Como funciona o ranking das melhores empresas para trabalhar? 

O GPTW, ou Great Place To Work, é uma organização global responsável por avaliar e reconhecer as empresas que criam ótimos ambientes de trabalho. Em outras palavras, quando a companhia recebe o selo GPTW, é porque ela preza pelo bem-estar dos colaboradores no emprego, podendo, inclusive, reduzir o índice de turnover, ou rotatividade. 

Para avaliar, o GPTW realiza duas pesquisas junto aos colaboradores, além de uma análise das práticas de gestão da companhia. A primeira delas se chama "Trust Index", e visa avaliar a percepção dos profissionais em relação aos aspectos como: 

  • cultura da empresa; 

  • liderança; 

  • clima organizacional; 

  • remuneração; 

  • benefícios; 

  • oportunidade de crescimento e desenvolvimento. 

A segunda pesquisa do GPTW é a "Culture Audit", sendo responsável por avaliar as práticas de gestão da empresa, em relação a temas como inclusão, diversidade, comunicação, reconhecimento, treinamento e desenvolvimento. Nesse caso, quem responde o questionário é a própria corporação. 

Com base nessas duas pesquisas, o GPTW gera um índice de confiança, o Trust Index, bem como o relatório sobre as práticas de gestão, ou seja, o Culture Audit. Se a pontuação da companhia for alta, significa que ela é uma das melhores empresas para trabalhar. 

A divulgação do ranking é feita anualmente. As mais bem classificadas recebem prêmios e certificações oferecidos pelo GPTW. Eles podem ser usados para melhorar a imagem do negócio, atraindo talentos e aumentando a base de clientes. 

Quais são as características das melhores empresas para trabalhar? 

A Microsoft é um exemplo de excelente empresa multinacional para trabalhar. Por ser focada em tecnologia, um dos fatores que faz a corporação ser GPTW é a realização de projetos sociais, bem como o suporte a comunidades carentes. 

A Perkins, produtora de motores para mercados como agricultura e construção, usa a bandeira da inclusão para ser GPTW. Na prática, ela foca na inserção de mulheres, inclusive em cargos de liderança. 

Preparamos uma lista com as 10 melhores empresas para trabalhar. A relação foi extraída da página Pequenas Empresas & Grandes Negócios. As principais são: 

  1. Hostdime Brasil; 

  1. Grupo Ponto a Ponto; 

  1. Central de Negócios Agência de Viagens e Turismo Ltda; 

  1. 200dev; 

  1. Souza Gomes Imóveis; 

  1. Pironti Advogados; 

  1. Populos; 

  1. Frilog Armazenagem e Logística Ltda; 

  1. Brava Brazil SA; 

  1. Foregon. 

Agora, confira quais são as principais características das melhores empresas! 

Cultura forte 

A empresa de cultura forte é aquela em que os valores e as crenças são bem definidos. Essas características orientam o comportamento e as decisões dos colaboradores, sendo capazes de alinhar a cultura com sua estratégia e objetivos de negócios. Dessa forma, todos trabalham em torno de um objetivo comum. 

Mesmo diante dos desafios, a cultura da empresa GPTW não muda. Um dos pontos a serem destacados é a coerência existente entre o discurso e a prática, sendo notada em todas as ações e decisões do negócio. Além disso, os funcionários são engajados e motivados para trabalhar e agregar valor à companhia. 

Liderança participativa 

O líder é muito diferente de um chefe. Esse último, muitas vezes, não é bem-visto pelos funcionários, tendo a ele uma imagem atrelada de pessoa que pressiona constantemente por resultados. O líder, por sua vez, apresenta uma imagem bem diferente, sendo uma pessoa acessível e disposta a ajudar o colaborador em suas dúvidas e dificuldades. 

Transparência 

A transparência de uma empresa GPTW deve ser vista em três aspectos: práticas de gestão, comunicação e decisão. Em outras palavras, o que ocorre é o compartilhamento de informações entre os colaboradores, ajudando a promover um ambiente de confiança e respeito mútuo. 

Oportunidades de crescimento 

Para o colaborador ter reais chances de crescer, a empresa GPTW deve investir em treinamentos e programas de capacitação. Desse modo, os profissionais podem desenvolver as suas competências e habilidades. 

Ambiente de trabalho agradável 

Imagine uma pessoa que foi admitida recentemente. A empresa GPTW deve buscar tornar esse ambiente o mais agradável e acolhedor possível ao novo colaborador, o que consiste também em ter espaços de trabalho limpos e organizados. 

Política de benefícios e incentivos 

Alguns benefícios que a empresa GPTW pode oferecer aos colaboradores são programas de saúde e bem-estar, bônus e licenças remuneradas. Esse investimento no profissional contribui para que ele queira permanecer mais tempo na companhia, auxiliando no crescimento e desenvolvimento do negócio. 

Compromisso com a comunidade 

Por fim, as empresas GPTW também se preocupam com o lado social. Na prática, podem ser feitos projetos e ações focadas não só nas pessoas, mas também na preservação do meio ambiente. Assim, é possível fortalecer a imagem da empresa, perante os seus clientes e a sociedade. 

Como buscar oportunidades nas melhores empresas para trabalhar? 

Como mostramos até aqui, empresas GPTW têm solidez nos seus processos de gestão e promovem um bom ambiente de trabalho. Por esse motivo, é de se esperar uma certa competitividade na hora de preencher as vagas em uma companhia com essas características. 

Além disso, os processos seletivos costumam ser bem exigentes. Com base nessas informações, separamos algumas dicas úteis para você obter qualificação e conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Veja: 

  • pesquise as empresas com as melhores posições no ranking GPTW; 

  • saiba quais são os valores, cultura, benefícios, oportunidades de carreira e outras informações úteis de uma empresa GPTW; 

  • identifique suas habilidades, pois isso ajudará a saber se o seu perfil profissional condiz com aquela empresa bem classificada no ranking GPTW; 

  • procure se conectar com pessoas que trabalham em empresas GPTW, principalmente por meio de rede social. A ideia é ter informações mais concretas sobre o dia a dia da companhia. 

Como você viu, existe o ranking GPTW, que apresenta as melhores empresas para trabalhar. Por mais que seja desafiador concorrer a uma vaga nessas companhias, o importante é se qualificar e saber se a corporação tem características alinhadas com o seu perfil profissional. Assim, as chances de admissão tendem a aumentar! 

Gostou? Então leia mais conteúdos como este no blog da Prepara Cursos!