networking

O termo networking se popularizou não faz tanto tempo, mas já está inserido nas rotinas profissionais e no vocabulário de quem está procurando o primeiro emprego. 

 
Construir uma rede de contatos sólida é essencial para o sucesso na carreira, principalmente para garantir o primeiro emprego. Por isso, o networking é fundamental para todos os profissionais, de todas as áreas. 

 
Esse conceito se refere à ação de criar laços e construir uma relação de confiança com colegas de trabalho, de profissão e/ou de estudos, permitindo que você consiga abrir portas, aproveitar oportunidades únicas de crescimento e conhecer outros profissionais para se inspirar e fazer parcerias. 

 
Para você entender com um exemplo prático, vamos te falar sobre a seguinte situação: você está buscando networking para primeiro emprego e um amigo da escola te diz que pode te indicar para uma empresa legal, que tem os princípios alinhados com os seus e que vai valorizar os seus talentos. 

 
Essa ligação, essa conexão de indicar alguém para algo, é o que o networking representa. É você manter um contato amigável para que isso possa ser vantajoso no mercado de trabalho ou até mesmo para projetos pessoais. 

 
E durante a busca do primeiro emprego, o networking é essencial. Quer entender como ele pode ser vantajoso e como construir sua rede de contatos? Continue a leitura! 

 
 

A importância do networking para o primeiro emprego 

O networking é vantajoso não apenas na busca pelo primeiro emprego, mas em todas as fases da vida profissional. Para conquistar o primeiro emprego, é importante aproveitar as oportunidades deste conceito: 

 
Informações ocultas 

Na hora de divulgar vagas, muitas empresas não colocam todas as informações de maneira pública. No entanto, se você tem contato com alguém da empresa ou foi indicado para a vaga, pode ter acesso a oportunidades mais exclusivas para conseguir o seu primeiro emprego. 

 
Mentoria e orientação 

Quando você cria laços ou estreita relações com profissionais mais experientes, você adquire conselhos valiosos que podem orientar suas escolhas no mercado de trabalho e consegue se motivar com pessoas que já passaram por diversas etapas de emprego. 

 
Isso faz com que você consiga ter uma mentoria mais alinhada e direcionada na hora das entrevistas. 

 
Experiências compartilhadas 

E conhecer pessoas especializadas fomenta na sua bagagem, pois assim você pode aprender com conselhos e experiências. Você pode ter insights valiosos sobre o mercado de trabalho e sobre as habilidades procuradas pelos recrutadores, te ajudando a se preparar bem para o primeiro emprego. 

 
Referências 

Ter um bom networking te garante mais portas abertas, conforme mencionamos anteriormente, e isso faz com que você seja citado(a) ou referenciado na hora de conseguir o primeiro emprego.  

 
Valorize também observar as qualidades dos profissionais que você segue, acompanha e admira, assim você pode colocar como objetivo chegar naquele patamar. 

 
Desenvolvimento de habilidades sociais 

Além de conseguir seu primeiro emprego com a ajuda dos seus contatos, o networking também é uma ótima forma de aprimorar suas habilidades sociais e comportamentais, como comunicação e relacionamento interpessoal. 

 
Todos os ambientes de trabalho precisam de pessoas que consigam se relacionar bem com as outras e que pensem fora da caixa, apresentando ideias inovadoras e soluções assertivas. 

 
Então, o networking para o primeiro emprego é fundamental e deve ser aproveitado em sua totalidade. Não deixe de desfrutar dos contatos com pessoas e nem de tirar suas dúvidas com profissionais mais experientes. Mostre-se disposto a conhecer uma determinada área e seus desafios. 

 
Dicas para construir uma rede de contatos no mercado de trabalho 

Você pôde ver que o networking é fundamental para adquirir novos aprendizados e aproveitar oportunidades de carreira, certo? 

 
Agora chegou a hora de conferir algumas dicas de como construir sua rede de contatos: 

 
Defina seus objetivos 

Você apenas quer um primeiro emprego para ter carteira assinada? Quer apenas um bom salário? Ou quer ter tudo isso e ainda aprender tudo sobre o mercado de trabalho? 

 
Definindo o que você quer, fica mais fácil traçar as estratégias para conquistar suas metas. 

 
Fale do seu trabalho da maneira correta 

Saiba se comunicar com as pessoas que estão próximas a você, enfatizando seus pontos fortes e como você pode melhorar suas habilidades. Apresente-se sempre de maneira marcante e incorpore sua personalidade à sua visão de trabalho, assim as pessoas vão se lembrar de você. 

 
Compareça a eventos 

Procure eventos profissionais, sejam eles presenciais ou on-line, e aproveite para fazer seus contatos, conhecer profissionais experientes e ainda explorar as possibilidades do mercado de trabalho para o seu primeiro emprego. 

 
Seja uma pessoa que sabe ouvir e agradecer 

Ao comunicar-se com alguém no âmbito profissional, saiba quando é o seu momento de ouvir e prestar atenção na outra pessoa e quando você tem que agradecer. 

 
Isso mostra que você sabe trabalhar bem em equipe e que tem empatia, pois está atento(a) ao que a outra pessoa relata e sabe reconhecer quando alguém te ajuda. 

 
Além disso, isso é fundamental para mostrar que você sabe se comunicar de maneira direta e assertiva, evitando ficar “andando em círculos” em uma conversa e demonstrando respeito e gratidão pelas trocas. 

 
Seja verdadeiro(a) 

Por mais que o networking muitas vezes tenha intenções estritamente profissionais, é importante ser verdadeiro(a) e realmente ver essa ferramenta como uma forma de melhorar suas relações sociais e conquistar parceiros e colegas de profissão que possam ser fundamentais para o seu crescimento. 

 
Outro fator positivo é que você também pode ser uma influência bacana na vida profissional dessa pessoa, gerando uma ajuda mútua entre vocês. 

 
Agora que você já entendeu a importância do networking, que tal se especializar e conhecer pessoas que, assim como você, também estão na busca pelo primeiro emprego? Conheça nosso curso que vai te preparar para o seu primeiro emprego e início no mercado de trabalho.