Normas ABNT no Word – O que você precisa saber

Normas ABNT no Word – O que você precisa saber

O Word é uma das ferramentas mais úteis para trabalhadores e estudantes. Criado ainda em 1983 pela Microsoft, o Word é um editor de textos extremamente versátil, onde é possível digitar e formatar documentos, incluir imagens, tabelas e até deixar seu trabalho acadêmico de acordo com as normas ABNT. Aliás, é sobre essas normas que falaremos hoje, acompanhe!

 

Afinal, o que são as normas ABNT?

ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade sem fins lucrativos, responsável por estabelecer as regras de apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com padrões aceitos internacionalmente.

Essas normas garantem que todos os trabalhos apresentados estejam de acordo com esse padrão – seja no tamanho das fontes, nas margens, espaçamentos, referências e outros itens. E por que isso é importante?

Para garantir que um trabalho realizado aqui no Brasil possa ser lido, compreendido, identificado e rastreado de qualquer lugar do mundo. Por exemplo: as regras de Referência Bibliográfica são essenciais para que outras pessoas possam conhecer as suas fontes de pesquisa e confirmar que o que você defende em seu trabalho é real e amparado em trabalhos sérios. 

 

Como o Word facilita os trabalhos acadêmicos?

Uma das grandes vantagens do Word é que ele possui todos os recursos necessários para formatar qualquer texto pelas normas da ABNT. Isso facilita – e muito – o desenvolvimento dos documentos acadêmicos e fomenta a divulgação científica no mundo todo.

Isso significa que você, estudante, tendo um domínio intermediário do Word, já será capaz de apresentar seus trabalhos escolares – e até o tão temido TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso – dentro das normas ABNT estabelecidas e garantir boas notas!

Afinal, não basta apenas fazer uma boa pesquisa para apresentar um trabalho excelente – em muitos casos, a falta de padronização pode causar baixas na nota final e até mesmo zerar sua avaliação. Fique atento e aprenda com a gente a formatar seus documentos.

 

Como configurar seu Word dentro das principais normas ABNT 

A - Fonte

A fonte mais usada pelas regras de ABNT é a Arial, em tamanho 12 e cor Preta. Veja como configurar:

1º - Clique com o botão contrário sobre o documento e escolha a opção Fonte:

2º – Na janela que vai se abrir, escolha as configurações como abaixo e clique em OK:


B – Parágrafo

Para os parágrafos, a ABNT pede alinhamento justificado, recuo de primeira linha em 1,25 cm, espaçamento automático e espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Para configurar, siga o passo a passo:

1º - Clique com o botão contrário sobre o documento e escolha a opção Parágrafo:

2º – Na janela que vai se abrir, escolha as configurações como abaixo e clique em OK:


C – Margens

Para seguir as normas da ABNT, as margens do seu documento devem ser as seguintes: margem inferior de 2 cm, margem superior de 3 cm, margem esquerda de 3 cm e margem direita de 2 cm. Para configurar, é simples.

1º – Clique na palavra Layout na parte superior do programa:


2º - Clique no botão Margens e selecione a opção Margens Personalizadas:


3º - Na janela aberta, configure as margens de acordo com as normas ABNT e clique em OK:

Mas, atenção! Se você pretende encadernar seu trabalho – um passo exigido para a maioria dos trabalhos de conclusão – utilize o campo Medianiz para acrescentar o recuo necessário para isso, geralmente de 1 cm:

Uma dica extra: faça esse passo a passo antes mesmo de começar a digitar seu documento. Assim, ele fica automaticamente dentro das normas da ABNT no Word e você não perderá tempo formatando depois. A exceção fica por conta de elementos negritados ou itálicos, que precisarão passar por uma revisão.

Gostou das dicas? Fique atento ao nosso blog – trazemos sempre artigos interessantes para te ajudar nos estudos e também no mercado de trabalho!