artificial

Ter independência financeira e poder mostrar suas habilidades no mercado de trabalho é o seu objetivo de vida? Saiba que estamos aqui para te ajudar! 

 Em uma era repleta de informação, tecnologia e mudanças, muitas pessoas podem ficar perdidas em relação às competências realmente exigidas e buscadas pelos recrutadores. 

 

A Inteligência Artificial (IA) veio com tudo e não vai sair das nossas rotinas tão cedo, então é essencial aprender a usá-las para se beneficiar e entender suas possibilidades. 

 Se você quer saber como valorizar suas habilidades e contar com a ajuda da Inteligência Artificial para conseguir seu primeiro emprego, continue a leitura! 

 
 O papel da Inteligência Artificial para melhorar as habilidades 

Muitas pessoas acreditam fortemente que a Inteligência Artificial só surgiu para acabar com cargos e tirar os trabalhadores do mercado de trabalho, mas isso é um enorme mal-entendido sobre suas reais intenções. 

 

Criada para ajudar a humanidade e facilitar diversos processos, as Inteligências Artificiais possibilitam a otimização de etapas e auxiliam as pessoas a terem acesso mais dinâmico a muitas informações e dados, seja nos smartphones ou computadores. 

 Além disso, a Inteligência Artificial revolucionou e beneficia diversas outras áreas do mercado de trabalho, como indústria, varejo e saúde, por exemplo. 

 Quando falamos em qualificação e capacitação, a IA também é indispensável, pois pode ajudar as pessoas a se especializar e também a se candidatar para vagas ideais, que sejam relacionadas com o seu currículo. 

 
 Competências valorizadas e buscadas pelos recrutadores 

Com tanta tecnologia inserida em nosso dia a dia, é mais do que normal que os recrutadores também busquem metodologias mais inovadoras para contratar pessoas. 

 Então, existem alguns conhecimentos e habilidades que são esperados em qualquer profissão: 

 
 

Noções de programação 

Você não precisa saber todas as linguagens de programação ou decorar códigos, mas é fundamental entender como funciona a construção de programação e quais são os termos mais usados pelos técnicos. 

 Isso vai facilitar na hora de solicitar algum ajuste para o setor específico de programação ou fazer parte de projetos. 

 
 

Cultura digital 

Tendências, memes, notícias... tudo isso faz parte da nossa rotina pessoal e será necessário também fazer parte do dia a dia no mercado de trabalho. 

 Além disso, você também vai precisar saber como encontrar essas informações e quais plataformas poderão te ajudar nas suas atribuições no primeiro emprego. 

 As empresas precisam de pessoas que consigam lidar com as mudanças repentinas que acontecem em nosso mundo, principalmente no âmbito digital e tecnológico. 

 
 

Familiaridade com nuvem e cibersegurança 

Você não precisa entender absolutamente tudo sobre sistemas de nuvem e cibersegurança, mas é essencial que você consiga se adaptar e entender os procedimentos. 

 Manter os seus dados e da empresa, bem como dos clientes e consumidores, é importantíssimo para qualquer área – e todo profissional precisa entender os fundamentos dessas premissas. 

 
 

Fluência em dispositivos móveis 

Você possivelmente está lendo este artigo pelo seu smartphone, acertamos? 

 Então, é óbvio que o mercado de trabalho precisa de colaboradores que entendam dessas ferramentas digitais e saibam realizar suas atribuições em diferentes dispositivos. 

 Quem trabalha com redes sociais, por exemplo, precisa entender bastante de smartphones e tablets, pois essas serão ferramentas diárias de atuação. 

 No entanto, essas habilidades são primordiais para você se destacar no primeiro emprego e não se limitam apenas ao segmento de comunicação. 

 
 

Noções sobre análise de dados 

Novamente ressaltamos que entender de análise de dados não precisa ser algo complexo para os profissionais que não são da área de Tecnologia da Informação, mas uma noção básica é essencial. 

 Isso porque saber analisar e visualizar os dados e relatórios das estratégias de uma empresa é valioso para tomar decisões mais assertivas e diminuir a margem de erros, sem contar que realizar testes e experimentar novas metodologias é mais proveitoso. 

 Então, no seu primeiro emprego busque sempre tentar analisar e observar os resultados de alguma ação, assim você consegue ajustar os planejamentos posteriores e mostrar que está de acordo com as mudanças do mercado de trabalho! 

 
 

Dicas para conquistar o primeiro emprego 

Tendo conhecimento sobre as exigências buscadas pelos recrutadores, fica mais fácil traçar suas estratégias para conseguir o primeiro emprego – e para te ajudar ainda mais, aqui vão algumas dicas fundamentais para conquistar seu lugar no mercado de trabalho: 

 
 

• Utilize palavras-chave em seu currículo, destacando suas habilidades e conhecimentos técnicos que tenham a ver com a sua área de interesse; 

• Estude como essa área se relaciona com o público e também internamente, assim você consegue mostrar que está por dentro das exigências e que vai conseguir desempenhar um bom papel na sua função; 

• Destaque suas qualificações e experiências complementares de maneira clara, evitando ficar “enchendo linguiça”. Isso mostra aos recrutadores que você sabe se posicionar, entende o seu poder e quer fazer a diferença dentro de um sistema profissional; 

• Construa um currículo objetivo, utilizando uma linguagem mais moderna e alinhada com o ramo que você quer ter o primeiro emprego garantido, pontuando como você pode ajudar uma empresa a crescer. 

 

Seguindo essas dicas e estudando as mudanças do cotidiano, você com certeza terá muitas chances de ter um primeiro emprego que te agrade e que te ajude a crescer! 

 E não se esqueça: se especializar é essencial! Conte com a Prepara Cursos para aprimorar o currículo e conhecer conceitos que vão enriquecer sua trajetória profissional. Que tal conhecer nossos cursos da área de informática e tecnologia?