profissoes 2024

Como será que o mercado de trabalho estará no futuro? Quais profissões serão substituídas pela inteligência artificial? Existirão outras profissões?

Essas são perguntas comuns de muitas pessoas que estão no mercado de trabalho e inclusive daquelas que ainda vão fazer parte dele.

Com as mudanças drásticas nos últimos tempos, seja nas demandas profissionais, nos modelos de trabalho e na área de estudos, é normal que a gente se questione o que está por vir.

Home office, modelo híbrido de trabalho e ensino à distância são tendências que agora fazem parte do nosso dia a dia por conta da tecnologia cada vez mais avançada e presente no dia a dia das pessoas.

As profissões em alta hoje nem sempre foram tão relevantes há uns cinco anos, por exemplo.

E para o futuro, a tendência é que cada vez mais a gente precise lidar com as inovações tecnológicas. Então, as profissões precisam acompanhar essas demandas.

E se você está começando a sua vida profissional agora, é preciso ficar de olho nas profissões mais procuradas e exigidas no mercado de trabalho.

Para conferi-las e não ficar de fora das novas atualizações do mercado de trabalho, continue a leitura!

As 10 principais profissões que terão relevância em 2024

Chegou a hora de conhecer 10 das principais profissões que terão ainda mais destaque em 2024!

1. Desenvolvedor de software

Esses profissionais são valiosos há muito tempo e a partir de agora serão ainda mais, pois possuem a habilidade de criar novos sistemas de automatização de processos.

Analisar, compreender e executar manutenções em plataformas e linguagens de programação são algumas de suas atribuições a favor dos negócios.

2. Desenvolvedor web

Responsáveis por projetar, construir e cuidar de sites através da programação, esses profissionais se manterão relevantes em 2024, pois os negócios estão vendo a importância de se destacar no mundo digital.

3. Especialista em experiência do usuário e cliente

Assegurar que o cliente tenha todo o suporte na aquisição de algum produto ou serviço é uma das principais tarefas desta profissão.

É essencial que os profissionais da área saibam como auxiliar o cliente e disponibilizar fácil acesso a suporte, sempre focando na experiência positiva do cliente/usuário.

4. Assessor de criadores de conteúdo digital

Com o TikTok bombando cada vez mais, surgem também muitos criadores de conteúdo digital, os influencers. 

Portanto, uma profissão que será muito essencial no próximo ano é a de gerenciar e administrar as estratégias e a presença on-line dessas pessoas, ajudando-os a conquistar novas parcerias com empresas e manter a saúde da carreira.

5. Professor on-line

Com a tendência do ensino à distância já forte na nossa realidade, os professores on-line se tornam ainda mais desejados.

Os estudantes precisam de suporte e apoio durante o aprendizado digital, então os profissionais que demonstrarem altas habilidades técnicas e facilidade com a tecnologia saem na frente.

6. Profissional de marketing digital

Por mais que o marketing tradicional não tenha mais tanta força, ele se fortalece a cada dia mais no digital.

Então, se você sempre quis atuar com publicidade, conteúdo e marketing de empresas, a hora de se capacitar e mostrar seus diferenciais é agora!

7. Segurança da informação

Com tanta informação disponível on-line e o uso demasiado da internet para tudo, muitas vezes esquecemos de pensar sobre a segurança dos nossos dados, não é?

Os profissionais de Segurança da informação, então, mantêm as informações corporativas, empresariais e pessoais protegidas, evitando roubos, invasões e fraudes. 

Essas pessoas também ajudam na criação de novas soluções de segurança para todos os setores do mercado de trabalho.

8. Especialista em e-commerce

O e-commerce já faz parte da vida das pessoas há um bom tempo, então os especialistas em manter esse sistema operacional e simplificado sempre serão importantes no mercado de trabalho!

É preciso manter as lojas virtuais operantes e assegurar que a experiência de compra seja positiva, além de garantir que os sites estão atualizados com as novas demandas dos consumidores/clientes.

9. Profissional de saúde mental

É de se esperar que tamanha modernização possa assustar e causar desconforto em quem não consegue se habituar tanto assim com essa nova realidade!

Neste caso, os profissionais de saúde mental serão ainda mais importantes não só para ajudar os profissionais a manterem a saúde mental, mas também para garantir que os atendimentos continuem humanizados, algo que as máquinas não são capazes de fazer.

10. Gestor financeiro

Essa área já faz parte da lista de profissões em alta e não é de hoje!

Embora existam muitas inteligências artificiais e softwares que ajudam as pessoas a terem controle financeiro de suas vidas, os profissionais se mantêm relevantes em 2024.

Isso acontece porque muitas decisões importantes, referentes a finanças, não são capazes de serem feitas pelas máquinas.

Agora que você conferiu 10 das mais relevantes profissões para o ano que vem, confira como se preparar para esse mercado de trabalho!

Como se preparar para o mercado de trabalho de 2024

Você pôde ver que existem diversas profissões que hoje são importantes e no ano de 2024 serão ainda mais necessárias no mercado de trabalho!

E para não ficar de fora desse novo mercado de trabalho e garantir uma boa posição no mundo profissional, especializar-se é a chave para o sucesso!

Estude, mantenha seu currículo atualizado e aproveite as oportunidades de entender cada vez mais essas mudanças profissionais.

Aproveitando o assunto, te convidamos a conhecer os cursos profissionalizantes da Prepara, que vão te ajudar a aprimorar o portfólio e te preparar para o mercado de trabalho em 2024. Acesse agora mesmo!