emprego

As redes sociais já fazem parte da nossa sociedade. Por isso, as empresas vêm cada vez mais atentando para o seu conteúdo ao procurar um novo candidato, avaliando quem ele é dentro e fora do trabalho.  

Por isso, entender o impacto das redes sociais, além de aprender a otimizá-las e a usá-las de um modo mais profissional, se tornou indispensável. Pensando nisso, preparamos este artigo para você com as principais informações sobre o assunto, tais como dicas de como usar as redes para procurar e manter um emprego. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema! 


Qual é a influência das redes sociais no Brasil? 

As redes sociais são espaços para criar e cultivar relacionamentos, e fazer conexões virtuais, que possibilitam interações e compartilhamento de ideias. Porém, hoje, muito mais que uma ferramenta de comunicação, elas têm se tornado ferramentas de trabalho.  

Profissionalmente, as redes são utilizadas de diversas maneiras, seja por recrutadores para avaliar os candidatos ou pelos próprios interessados nas vagas. O objetivo é que eles mostrem suas aptidões, além das próprias empresas divulgarem as vantagens de se trabalhar lá, é claro. 

Atualmente, cerca de 90% das empresas estão presentes nesses espaços, promovendo sua marca. Usar essas mídias de maneira correta, profissionalmente falando, possibilita a exposição das suas competências e individualidades. Consequentemente, isso pode levar a uma boa vaga de emprego, fazendo das redes tão importantes tanto pessoas quanto para novos profissionais.  


Como usar as redes sociais para encontrar emprego? 

Por serem tão importantes para o mercado de trabalho, entender como usar as redes sociais se torna indispensável para aqueles que procuram por boas vagas de emprego. 

Por isso, separamos a seguir algumas dicas sobre como você pode usar as redes para encontrar um emprego. Confira! 


Mostre uma postura profissional 

É importante saber se portar nas redes sociais, mesmo que seja no perfil pessoal. Afinal, isso mostra o tipo de pessoa que você é e que pode ser em momentos de tensão. Portanto, evite xingar, ofender pessoas e, principalmente, entrar em discussões que não vão levar a lugar nenhum.  


Mantenha bons relacionamentos 

O networking é indispensável para alcançar boas vagas de emprego. Isso vale tanto para a vida real quanto para as redes sociais. Além de ser um bom meio de chegar à vaga de emprego, também pode ser algo que destaque o seu perfil para determinada empresa. Afinal, as instituições valorizam bons contatos.  


Escreva 

Diversas redes sociais valorizam as imagens na hora de postar. Entretanto, pode ser atrativo para uma empresa conhecer a sua habilidade de escrever. Sendo assim, capriche na legenda das fotos, faça boas publicações, mostre que você tem, além de tudo, muito conteúdo.  


Mantenha sua rede atualizada 

Manter o perfil das redes sociais atualizado pode fazer as oportunidades aparecerem para você. Por isso, seja engajado, faça textos, crie um bom conteúdo e compartilhe coisas relacionadas à sua área. 


Cheque as informações antes de postar 

O que você posta está diretamente ligado àquilo que você acredita. Nesse sentido, postar fake news e notícias enganosas pode passar uma má impressão sobre você e seu trabalho.  

Por isso, antes de publicar qualquer coisa nas redes, pense duas vezes, verifique a informação e certifique-se de que isso realmente passará a mensagem que você deseja.  


Qual é a melhor rede para encontrar emprego? 

Todas as redes sociais podem ser muito úteis para encontrar um emprego. Afinal, oportunidades podem surgir em todo lugar.  Entretanto, vale lembrar que existem redes específicas para encontrar vagas e empresas do seu nicho.  

A principal e mais conhecida delas é o LinkedIn. Criada pela Microsoft, o LinkedIn é a principal rede de vagas e networking. Nela, as oportunidades podem ser publicadas na plataforma e, quando relacionadas ao usuário, notifica os possíveis candidatos.  


Como usar as redes para se manter e se destacar na vaga de emprego? 

Além de procurar emprego, as redes sociais também podem ser usadas para manter uma vaga e se destacar nela. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como você pode usar as redes nesse sentido. Confira a seguir! 


Conheça outras pessoas 

Esteja sempre disposto a fazer networking. Afinal, contatos podem ser úteis não só quando você está procurando um novo emprego, mas quando você está tentando subir de posição. Então, seja amigável e gentil com os outros, evitando intrigas. 


Crie uma audiência 

Ter um público pode ser muito útil para aqueles que já têm um emprego. Isso pode ajudar a chamar atenção para o seu trabalho, a conquistar e fidelizar seus clientes. Esta dica é válida tanto para trabalhadores autônomos quanto para aqueles que fazem parte de uma companhia.  


Descubra novas tendências 

Estar atualizado e trazer novidades para o seu trabalho é essencial para se manter no topo. Nesse sentido, as redes sociais são um ótimo espaço para acompanhar tendências e descobrir o que há de novo no seu campo profissional.  

Isso pode auxiliar a se destacar como um profissional inovador, que está sempre antenado e visa melhorar constantemente o seu serviço.  


Construa sua marca 

Para aquelas pessoas com o desejo de ser o próprio chefe, as redes sociais são importantíssimas. As redes possibilitam criar uma gama de clientes e pessoas que gostam do seu trabalho e que estão dispostas a fechar negócio com você.  

É um espaço no qual é possível mostrar o seu trabalho e demonstrar como ele pode mudar a vida do público, instigando-os a ter você no time deles. 


Como a Prepara pode te ajudar a conquistar o emprego dos sonhos? 

Existe muita informação na internet que pode ajudar a ter um uso mais consciente e profissional das redes sociais. Mas, para aqueles que desejam se aprofundar neste tema, existem cursos que podem contribuir para a compreensão do assunto.  

Pensando nisso, preparamos um curso grátis para você, ensinando como as redes sociais podem te ajudar a conquistar o emprego dos seus sonhos. É um curso completo e muito didático sobre o assunto, que te deixará preparado para ser um bom profissional dentro e fora das redes.  

Viu como as redes sociais têm influência no mercado de trabalho? Afinal, elas podem ajudar a encontrar a sua vaga dos sonhos, a conquistá-la, mantê-la e, não menos importante, a se destacar nela.  

Gostou do artigo e quer se tornar um profissional ainda melhor? Então, conheça outros Cursos Gratuitos oferecidos pela Prepara!