
Você já está se preparando para os vestibulares 2021? Se você vai tentar ingressar na USP ou na Unicamp, lembre-se de que, anualmente, são pedidas obras de leitura obrigatória, e a lista para a prova que será realizada este ano já foi divulgada. É preciso inseri-las em seu planejamento de estudos, para aproveitar bem o tempo e conhecer as obras. O ideal é fazer isso logo no começo, já que são livros que precisam ser estudados e, às vezes, a leitura pode não ser muito fácil.
Fizemos este post para você atualizar sua lista de leitura de obras obrigatórias da Unicamp e da Fuvest, já que, de um ano para o outro, ela muda. Confira abaixo!
Unicamp
As leituras que são novidades para o vestibular da Unicamp são: Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; O Marinheiro, de Fernando Pessoa; e O Ateneu, de Raul Pompéia. Antes dessas obras, havia A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa; O Bem Amado, de Dias Gomes; e Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo. Confira a lista completa:
Poesias
- Sonetos de Luís de Camões selecionados pela Comvest;
- Sobrevivendo no Inferno - Racionais MC’s;
- A Teus Pés - Ana Cristina Cesar.
Contos
- Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles;
- O Espelho - Machados de Assis.
Teatro
- O Marinheiro - Fernando Pessoa.
Romance
- A Falência - Júlia Lopes de Almeida;
- O Ateneu - Raul Pompéia;
- História do Cerco de Lisboa - José Saramago.
Diário
- Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus.
Crônica
- A Cabra Vadia - Nelson Rodrigues.
Sermões
- Sermões de Antonio Vieira selecionados pela Comvest.
Fuvest
Na lista da Fuvest entram Campo Geral, de Guimarães Rosa; Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles; e Nove Noites, de Bernardo Carvalho, substituindo Sagarana, de Guimarães Rosa; O Cortiço, de Aluísio de Azevedo; e Minha Vida de Menina, de Helena Morley. Veja a lista:
Poemas
- Poemas Escolhidos - Gregório de Matos;
- Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade;
- Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles.
Romance
- Angústia - Graciliano Ramos;
- Quincas Borba - Machado de Assis;
- A Relíquia - Eça de Queirós;
- Mayombe - Pepetela;
- Nove Noites - Bernardo Carvalho.
Novela
- Campo Geral - Guimarães Rosa.
Preparado para os estudos e para as leituras? Adicione as obras à sua rotina e arrase nos vestibulares! Continue acompanhando o blog da Prepara e leia mais dicas para as provas:
Enem, Fuvest e Unicamp: qual a diferença entre as provas?
6 dicas para acompanhar as atualidades para os vestibulares
Venha para a Prepara!
Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!