A Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), faz referência a todos os dispositivos físicos ao redor do mundo que estão conectados à Internet coletando, compartilhando e trocando informações para facilitar ou criar ações de todo tipo - não só smartphones e computadores. Por exemplo, imagine uma geladeira que, além de refrigerar seus alimentos, saiba quais alimentos você come com frequência, sugere receitas com o que você tem em casa e envia uma lista de compras para o supermercado mais próximo. A Internet das Coisas é uma realidade que já está próxima, mas será mais frequente daqui a alguns anos. Confira algumas mudanças que poderão acontecer no futuro!

Casas inteligentes

As casas inteligentes vão tornar nossas vidas mais fáceis e terão um impacto significativo na gestão de energia e resíduos. Quase qualquer dispositivo que temos em casa atualmente já possui uma versão inteligente, equipada com sensores que detectam movimento, termostatos e outros aparelhos que podem ser controlados pelos smartphones. As assistentes virtuais inteligentes também estão ganhando o mercado e interagem com os seus “donos” por voz, passam informações, fazem listas e lembram sobre compromissos, entre outras coisas. 

Melhorias na saúde 

Agora você pode vestir ou usar como acessórios alguns dispositivos que são conectados a sensores que medem temperatura e frequência cardíaca, ou até analisam o seu sono. Eles são aliados no monitoramento da saúde, e você pode acompanhar isso por meio de aplicativos no celular ou por um smartwatch, o relógio inteligente. Esses sistemas estão melhorando a conexão entre pacientes e médicos, e auxiliando o monitoramento de tratamentos. Em um atendimento de emergência, por exemplo, será possível acessar informações sobre o paciente por meio dos dispositivos conectados, como alergias, preferências médicas, doenças crônicas, entre outros dados importantes.

Cidades inteligentes

A Internet das Coisas pode melhorar a dinâmica das cidades, tornando os transportes mais funcionais e melhorando a segurança e a iluminação, além de coletar dados de impactos ambientais. Cidades como Barcelona já possuem redes de informações ligadas a sensores e plataformas de análise de dados que servem como base para uma tecnologia de iluminação pública, irrigação de parques, coleta de lixo programada e sistemas de transporte com rotas personalizadas. Essas tecnologias reduziram a poluição, os engarrafamentos, e o consumo de água, luz e energia. 

Melhorias na agricultura

Também nas fazendas, a Internet das Coisas realiza processos queintegram a gestão e a produção de alimentos. Os sensores das máquinas agrícolas coletam informações sobre o solo, facilitando a correção de acidez e a irrigação, por exemplo. Também, a IoT auxilia na redução da quantidade de fertilizantes e de água, evitando desperdício e melhorando o rendimento de sua produção. 

Transporte inteligente

Cada vez mais os carros estão aprimorados com dispositivos conectados às cidades que dão informações em tempo real sobre o trânsito e melhores trajetos. Os horários de ônibus e o transporte por aplicativos também estarão conectados, sinalizando as melhores rotas se baseando no tempo e no custo, planejando os meios de transporte da melhor forma. 

Evolução nos negócios

Diversas áreas das empresas, como marketing, suporte e recursos humanos, vão ser influenciadas pela Internet das Coisas. Ficará mais fácil integrar setores, avaliar métricas de desempenho e usar as informações coletadas para melhorar os resultados dos negócios. Outra novidade serão os canais de interação com o cliente, onde será possível prestar atendimento personalizado e criar novos produtos. 

Deu para perceber como a Internet das Coisas tem um potencial amplo, não é mesmo? Essa é uma das principais tendências da tecnologia, além de ter o poder de mudar a forma como vivemos e interagimos com o mundo. Por isso, é importante se aprofundar agora nessa área e ter a oportunidade de sair na frente no mercado de trabalho e na vida pessoal. A IoT anda lado a lado com a inteligência artificial e você pode ler mais sobre o assunto no nosso blog: 

O que é inteligência artificial? Como ela pode mudar o mundo?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!