A tecnologia está tão avançada e inserida em nosso cotidiano que, muitas vezes, nem percebemos como somos dependentes dos celulares, computadores, máquinas e equipamentos eletrônicos. Que tal conferir cinco coisas que fazemos hoje graças à tecnologia e que eram diferentes anos atrás?

Comunicação

É quase impossível pensar em depender de cartas ou telefonemas para nos comunicarmos com outras pessoas atualmente, né? Mas há alguns anos era assim que as pessoas se comunicavam. Com o desenvolvimento da tecnologia e dos celulares, as mensagens de texto começaram a ganhar espaço e, hoje em dia, os aplicativos de mensagens instantâneas diminuíram a distância entre as pessoas. Essa revolução foi tão grande que até as ligações telefônicas estão perdendo espaço nas relações.

Localização

No passado, se você precisasse ir a um lugar desconhecido, a maneira de se conseguir chegar ao destino era ver um mapa, decorar os nomes de ruas e, se isso não desse certo, era preciso perguntar para pessoas na rua se elas conheciam o endereço. A tecnologia avançou e as pessoas foram apresentadas ao aparelho de GPS, um equipamento que tinha a função de te guiar entre um endereço e outro. Porém, ele também perdeu espaço para os aplicativos de celulares. 

Hoje em dia, é possível ir para qualquer lugar do mundo usando o celular. Basta ter um app de GPS instalado. Ele te guia, avisa quando há acidentes e radares e busca a rota mais rápida e mais segura para você fazer.

Tirar fotografias

Atualmente, os celulares estão equipados com câmeras de alta definição e diversas opções de foco, efeitos e filtros. Você tira a foto ou grava o vídeo e já tem o resultado na hora. Existe também a possibilidade de editar e enviar para quem você quiser em poucos cliques. 

Anos atrás, esse processo era bem diferente e mais demorado. A pessoa precisava ter uma câmera fotográfica e um rolo de filme. Para ver o resultado, era necessário ir a uma loja que revelasse fotos e esperar um ou dois dias até elas passarem pelo processo químico para serem eternizadas num pedaço de papel. 

Fazer compras

Até mesmo a maneira de fazer compras mudou com o avanço da tecnologia. Hoje em dia, você não precisa mais sair de casa para ir ao supermercado, por exemplo. Basta acessar um aplicativo de entregas ou do próprio estabelecimento, selecionar os produtos que deseja e esperar entregarem. No passado, como sabemos, era sempre necessário ir até o local para fazer as suas compras.

Gravações e monitoramento

Os drones são objetos voadores não tripulados e comandados via controle remoto. Eles podem ser usados para fazer gravações de imagens, monitorar áreas a que o homem não consegue ter acesso, ajudar no resgate de pessoas e até fazer entregas de mercadorias. Os aparelhos estão ficando tão populares que já estão incorporados ao cenário das grandes cidades.

Você já tinha pensado em todas essas mudanças tecnológicas que aconteceram nos últimos anos e que alteraram a maneira como realizamos certas tarefas? O que mais você você faz atualmente que era diferente anos atrás? 

Gostou deste conteúdo? Confira outros textos do nosso blog.

Como funciona o chip de um computador?

6 fatos que mostram como a tecnologia mudou nossa vida em 10 anos

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!