Se você usa o Instagram com frequência, provavelmente já viu alguns dos seus amigos usando efeitos interativos nas fotos e nos vídeos do Stories, não é mesmo? A plataforma já tinha esse recurso há um tempo e, recentemente, passou a permitir que os usuários criem e publiquem os seus próprios efeitos. Se você quer aprender como produzir o seu, confira este texto!

Download e primeiros passos

Para criar um efeito para o Instagram, é necessário fazer o download de um programa chamado Spark AR Studio em seu computador. Feita a instalação, você deverá clicar na opção “Create Project”, para iniciar um projeto do zero.

Criando o seu filtro

Antes de começar a produzir o seu projeto, observe se a opção “Scene” está selecionada no canto superior esquerdo da tela. Após conferir, clique em “Add Object”, logo abaixo, e uma segunda janela se abrirá com várias opções. Selecione “Face Tracker” e, em seguida, “Insert”.

Clique novamente na função “Face Tracker”, mas desta vez com o botão direito do mouse. E logo em seguida, clique em “Add” e escolha a ferramenta “Plane”.

No canto inferior esquerdo da tela, clique em “Add Asset”, e em seguida, em “Material”. O programa te dará a opção de colocar frases ou desenhos no seu efeito, mas para isso é necessário que eles já tenham sido criados no Adobe Photoshop,e assim será possível importá-los para o Spark AR Studio. Clique novamente em “Add Asset”, e em seguida em “Import from Computer”.

Ao realizar esse procedimento, acione a opção “Material”, depois “Texture” e em seguida, “Choose File”. Assim, você terá acesso à arte que foi importada. Selecione-a e vincule à imagem, fazendo a seguinte sequência: clique primeiro em “Scene”, depois em “Plane” e então em “Material”.

Feito isso, é hora de posicionar o efeito na sua imagem inicial da maneira como achar melhor. Acione a opção “Position” e coloque onde quiser. Caso seja necessário mexer no tamanho da imagem, use a ferramenta “Scale”. Quando achar as medidas ideais, o seu efeito estará criado.

Como salvar e colocar no Instagram?

Terminado o processo de criação do efeito, é hora de salvá-lo. No canto inferior esquerdo, você deverá clicar numa seta apontada para cima. Em poucos segundos, o programa perguntará se deseja exportar o arquivo. Basta confirmar na opção “Export”.

Quando esse procedimento terminar, você verá uma tela dando a opção de abrir o site Spark AR Hub, que publicará o efeito no Instagram. Confirme essa ação clicando em “Open Spark AR Hub”.

Ao ser redirecionado para o site, toque em “Começar”, selecione o Instagram como destino para o seu efeito e dê um nome para ele. Fique atento, pois abaixo é necessário escolher entre as opções de perfil comercial ou pessoal. Selecione o desejado e clique em “Avançar”.

Perto de finalizar todo o processo de publicação, é preciso criar uma miniatura do seu efeito, que não pode ter rostos de outras pessoas, frases longas e palavras iguais ao nome do efeito.

Ainda no Spark AR Hub, clique em “Carregar e continuar”. Você precisará catalogar o seu efeito, gravar um vídeo de até 15 segundos utilizando-o e inserir uma descrição sobre o que ele faz. Essas informações serão analisadas pela plataforma e em até 5 dias úteis você terá uma resposta do Instagram se poderá ou não utilizá-lo.

Acompanhe a análise do Instagram

No site Spark AR Hub, é possível acompanhar o status da avaliação do seu efeito. A plataforma pode pedir para você fazer correções, por julgar que o filtro fere alguma política da comunidade. Caso seja aprovado diretamente, ele ficará armazenado em seu perfil.

E aí, que tal usar a criatividade e criar um efeito para personalizar os seus stories? Gostou deste post e quer saber mais sobre tecnologia? Entre em nosso blog e confira mais conteúdos!

5 coisas que você faz diferente hoje em dia por causa da tecnologia

Como funciona o chip de um computador?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!