Músicas para estudar: é bom? Confira playlists especiais

Você costuma ouvir músicas para estudar? O que acha dessa prática? 

O assunto costuma dividir opiniões: enquanto alguns estudantes não dispensam uma musiquinha para colocar o aprendizado em dia, outras pessoas acreditam que a ela pode atrapalhar a concentração. Quer saber mais a respeito? Acompanhe.

 

O que diz a ciência?

Uma pesquisa britânica, financiada pelo streaming Spotify em parceria com profissionais da área de psicologia, mostrou que escutar música durante os estudos pode melhorar de maneira significativa o desempenho dos alunos. 

A pesquisa afirma que aqueles que estudaram ouvindo música clássica, por exemplo, obtiveram um desempenho, em média, 12% melhor em seu resultado final.

Acredita-se que determinadas músicas exercem influência sobre nossa mente e nossas emoções e, por isso, podem ajudar na concentração e na memorização

Isso porque ouvir músicas para estudar deixa nosso cérebro em um estado conhecido como vigília relaxada, onde há uma intensa atividade cerebral unida a um momento de tranquilidade, que faz com que as informações sejam gravadas mais facilmente.

Você já reparou como costumamos esquecer detalhes e falas em momentos de grande estresse, mas como é comum repassar um dia inteiro na mente logo antes de dormir? É o mesmo mecanismo que falamos anteriormente: uma mente estressada tende a ficar dispersa, enquanto a calma e o relaxamento tornam o cérebro suscetível ao aprendizado.

 

Qualquer estudante pode se beneficiar das músicas?

Apesar de alguns estudos certificarem que as músicas são boas trilhas sonoras para estudar, é fundamental lembrar que cada estudante tem um perfil diferente de aprendizado. Sendo assim, a música pode não ser algo positivo para todos.

Um exemplo disso são os estudantes visuais, ou seja, aqueles que recorrem a imagens, infográficos e mapas mentais para absorver os conteúdos. Nesse caso, músicas ou estímulos auditivos podem comprometer o aprendizado e desviar a atenção do conteúdo que deve ser assimilado.

Por outro lado, os estímulos sonoros são catalisadores da atenção para os chamados estudantes auditivos. A música ajuda a manter a concentração, enquanto neutraliza os estímulos do mundo exterior. Assim, o aluno consegue criar um isolamento e aproveitar o processo de aprendizagem ao máximo, sem qualquer distração.

 

E vale ouvir qualquer tipo de música para estudar?

Isso vai depender dos seus gostos pessoais e também do tipo de música que te ajuda a manter a concentração, mas a ciência nos dá uma forcinha com algumas ideias sobre a música ideal para cada disciplina.

No caso de exatas, por exemplo, a música clássica melhora a atenção e a retenção de informações devido à sua melodia e escala tonal, características que ajudam o cérebro a relaxar, mas o mantém alerta.

Já para as áreas relacionadas a humanas ou à linguística, canções pop são as mais indicadas. As batidas da música conduzem o pensamento lógico e auxiliam o cérebro a relaxar enquanto aprende novas informações.

Para quem trabalha com disciplinas artísticas e criativas, como o teatro e as artes plásticas, pode-se optar pelas faixas de rock, que trazem batidas aceleradas, o que produz um estado de excitação interessante para estimular a criatividade.

 

Playlists interessantes para estudar

Para te ajudar a tirar as melhores notas, trouxemos algumas playlists do Spotify com músicas para estudar de diversos tipos. Em cada item, também mostramos como você pode encontrar sons parecidos em qualquer serviço de streaming musical e até no YouTube.

 

1 – Sons da Natureza Para Relaxar

Essa playlist traz sons relaxantes, como o mar calmo, uma chuva suave e até canto de pássaros, ideais para estudar e se concentrar ao máximo. Você também pode procurar por outras playlists identificadas como “música para meditação”, “música para concentração”, “ruído branco” ou “sons da natureza” em qualquer streaming de música.

 

2 – Lofi Hip Hop Music

São músicas de hip hop com batidas bem mais calmas, ideais para relaxar enquanto estuda. Busque por “lo-fi” no seu serviço de streaming de músicas favorito para encontrar mais opções.

 

3 – Trilhas Sonoras Instrumentais

Trilhas sonoras instrumentais são outra boa pedida para te acompanhar nos estudos. São músicas criadas para despertar emoções e, se você gosta de cinema, ainda poderá reconhecer o som que toca naquela cena inesquecível. Procure por “trilha sonora instrumental” e divirta-se enquanto estuda!

 

4 – Pop Calminho e Rock Para Estudar

Como dissemos anteriormente, estudantes de humanas e áreas artísticas podem se dar bem com música pop e até rock para estudar, então trouxemos também alguns exemplos de playlists desses ritmos. Busque por “pop para estudar” ou “rock para estudar” no seu streaming ou escolha uma playlist da sua banda favorita.

 

5 – Mozart Relax

Essa lista não ficaria completa sem música clássica, a preferida pela maioria dos estudantes e, como já dissemos, ideal para os estudos de disciplinas exatas. Você pode optar por outros compositores clássicos – busque por “música clássica” ou “instrumental clássico” no seu serviço de streaming musical favorito. 

 

Ouvir música pode ser extremamente positivo para alguns estudantes. Então, descubra qual é a opção que mais se adequa a você ou organize uma playlist que é a sua cara e foco nos estudos! Aproveita e comenta aqui qual é o seu tipo de música favorita para estudar!