Para que servem os microcontroladores na robótica?

Você sabia que os microcontroladores são elementos importantes para o desenvolvimento de projetos no campo da robótica? Aqui, nós explicamos o que é esse componente, de que maneira ele se diferencia dos microprocessadores, e quais as suas características em duas plataformas de desenvolvimento muito usadas para o ensino da programação, o Arduino e o Micro:Bit. Confira!

O que é um microcontrolador?

O microcontrolador é um tipo especial de circuito integrado que pode ser programado para realizar funções específicas e de maneira simples - quase como um pequeno computador. Esses dispositivos são normalmente utilizados para controlar coisas a partir de informações que são passadas para eles - em um robô, por exemplo, o microcontrolador pode ligar ou desligar um motor assim que recebe um comando de um teclado ou controle.

Diferenciais do microcontrolador

Os microcontroladores são escolhas interessantes quando você deseja captar uma informação sobre o mundo externo,  verificando e armazenando dados sobre coisas como a umidade do ar, a incidência de luz ou temperatura do ambiente, por exemplo. Por meio da programação, é possível processar esses dados e, na sequência, estabelecer uma ação em resposta, como o acionamento de luzes ou a movimentação de um dispositivo.

Os microcontroladores também são muito econômicos. Seu consumo é extremamente baixo, na casa dos miliwatts, e o dispositivo é capaz de entrar no modo sleep ou wait enquanto aguarda ser interrompido pela realização de um evento externo, como o acionamento de uma tecla. Nesse estado de espera, o consumo é ainda menor, na casa dos nanowatts, o que faz ele ser um diferencial para projetos que dependem de baixo consumo de energia.

Arduino

Criado em 2005 por um grupo de pesquisadores, o Arduino é considerado um dispositivo barato, funcional e fácil de ser programado, ideal para estudantes, interessados pelo universo da programação ou makers que estão desenvolvendo seus próprios projetos. O dispositivo segue o conceito de hardware livre, o que significa que ele pode ser montado, modificado ou personalizado por seus usuários.

De maneira geral, o Arduino também atua como um pequeno computador, interpretando as entradas e controlando as saídas para criar um sistema automático. Para que ele funcione, basta apenas programá-lo em um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, conhecido popularmente pela sigla IDE.

Quando programado, o Arduino pode ser utilizado de forma independente, e permite que o programador controle um robô ou ligue e desligue a iluminação de um cômodo, por exemplo. Um dos diferenciais do Arduino são os seus diferentes módulos, que podem ser interligados para ampliar ainda mais as possibilidades!

Micro:bit

Lançado há poucos anos, o micro:bit é uma tecnologia considerada inovadora para o ensino da programação, principalmente para as crianças e os adolescentes. O dispositivo é resultado de uma iniciativa da BBC, emissora britânica que há anos se dedica a proporcionar maior acesso à informática e ao aprendizado da programação. Da sua parceria com grandes empresas da tecnologia, nasceu a plaquinha que surpreende a todos.

Com tamanho pequeno, o Micro:bit é menor que um cartão de crédito. Seu objetivo é ser uma plataforma fácil, rápida e simples para programar - características que permitiriam o seu uso nas salas de aula de todo o mundo. Aqui no blog, nós já contamos como ele é utilizado no aprendizado da robótica. Assim como o Arduino, esse dispositivo também traz um microcontrolador entre os seus componentes, e a peça atua como o “cérebro” da pequena plaquinha. O Micro:bit leva um microcontrolador ARM Cortex M0 de 32-bits, o qual opera a 16 MHz.

E aí, o que achou dos microcontroladores? Esses elementos são fundamentais para a programação de diversos itens digitais! Se você curte essa área, não deixe de conferir também as habilidades que a robótica vai te ajudar a desenvolver e como esses conhecimentos podem te ajudar na escola!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!