A redação é um dos maiores desafios para os estudantes que fazem a prova do Enem. Seja pelo tempo, pela dificuldade de desenvolver o tema ou por conhecimento insuficiente sobre o assunto, a redação dessa prova é vista como sendo de muita dificuldade. Hoje nós trouxemos algumas dicas para você deixar esse pensamento para trás, mandar bem na próxima redação do Eneme garantir a sua vaga em uma universidade.

Conheça as competências exigidas

Não é todo mundo que sabe sobre isso, mas a redação do Enem é composta por cinco competências:

  1. demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
  2. compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e
  5. elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Ou seja, para ficar um pouco mais fácil de você compreender:

  1. não usar gírias, ter concordância, pontuar corretamente suas frases, entre outras normas gramaticais.
  2. usar seu conhecimento para interligar, dar exemplos e justificar seu ponto de vista. Por exemplo, usar contextos de história para desenvolver um argumento para um tema sobre política e atualidade;
  3. definir um ponto de vista central e elaborar argumentos baseados nele até a conclusão do texto;
  4. conectar cada parágrafo com uma informação nova que complemente a anterior de modo sequencial, mantendo o ponto de vista, e
  5. apesar de que em 2018 desrespeitar os direitos humanos não vai mais zerar a nota da redação, ele ainda pode tirar pontos do candidato.

Conhecer as exigências da prova é de extrema importância para tirar uma boa nota, já que não adianta escrever um texto maravilhoso e não cumprir o que está sendo pedido.

Mantenha-se sempre atualizado

Os temas das redações do Enem estão sempre relacionados a assuntos que têm ou já tiveram grande repercussão no Brasil e no mundo. Não é para você pirar tentando se atualizar com tudo que já aconteceu no ano e muito menos dominar todos os assuntos, mas é importante possuir pelo menos uma noção básica para conseguir desenvolver o texto de forma concisa e com bons argumentos. Uma dica é acompanhar notícias na TV, ler jornais e revistas ou até mesmo estar atento às páginas de veículos de comunicação nas redes sociais.

Apresente uma boa solução

A maior parte dos participantes do Enem utilizam soluções e argumentos de senso comum. Manter-se em um ambiente confortável não é errado, mas os examinadores procuram pessoas que não fiquem presas a soluções ditas pela maioria, ou seja, aqueles que apresentam respostas diferentes são vistos com outros olhos. Lembrando que todas as argumentações necessitam cumprir as competências propostas.

Sustente os seus argumentos

Além de apresentar uma boa solução, é preciso estar ciente do argumento que vai ser utilizado. Não adianta ter uma ótima solução se você não souber defendê-la. Por isso, os argumentos precisam estar bem explicados e ter conexão com o que você propôs em seu texto. Utilizar fundamentos sociais e que defendam os valores humanos é sempre uma maneira de garantir uma boa argumentação e, consequentemente, uma boa nota na redação do Enem.

Abuse de intertextualidade

A competência 2 dos critérios de avaliação da redação do Enem requer a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, ou seja, uma das formas de garantir um bom desempenho no texto é utilizar frases, pensamentos e defesas de filósofos e sociólogos, entre outros, para incrementar sua redação.

É claro que essa intertextualidade precisa seguir argumentos lógicos e que estejam conectados ao tema, à sua solução e à argumentação escolhida. Abuse de grandes nomes e pensamentos para enaltecer a credibilidade do seu texto.

Não veja a redação do Enem como um inimigo. Esperamos que essa dica possa te ajudar a mandar bem e a garantir a sua vaga. Esteja preparado para arrasar não só na redação, mas também no Enem como um todo.

No nossoblog temos um post que fala sobre dicas e macetes para ir bem na prova de matemática no Enem.Gostou das nossas dicas ou tem alguma outra para compartilhar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Conheça nosso curso preparatório para o Enem!