A ansiedade pré-vestibular é algo que pode atrapalhar muito os estudantes, justamente por desestabilizar o humor de quem vai prestar o exame, podendo comprometer o desempenho de quem quer iniciar o ensino superior. Para te ajudar, nós daremos algumas dicas do que você pode fazer para lidar com esse sentimento em diferentes momentos da sua preparação para o Enem, tanto nas semanas prévias quanto no dia anterior à prova.

Semanas antes das provas

As semanas que antecedem o Enem e os vestibulares já trazem consigo os sentimentos de ansiedade e estresse. Para ajudar a diminuir a carga dessas sensações, há algumas dicas que podem ser seguidas durante a reta final da preparação:

Faça uma autoanálise

Primeiro, tire um tempo para refletir e entender que você realmente está ansioso, e isso é normal. A sua luta deve se concentrar em encontrar meios de diminuir as preocupações o máximo que puder. Pense que, se você se preparou com qualidade durante o ano todo, não há razão para se sentir dominado pelas incertezas.

O exercício de autoanálise irá te ajudar a visualizar o que fez até aqui, reconhecer os seus esforços e traçar estratégias realistas para as semanas finais. Com a mente tranquila e relaxada, procure destacar os seus pontos positivos e identificar os quesitos que ainda precisam melhorar até o dia do Enem.

Mantenha o planejamento

Se você ainda se sentir confortável com o plano de estudos estabelecido anteriormente, mantenha-o na reta final. Caso contrário, opte por fazer um novo planejamento para as próximas semanas. O ideal é que você tenha uma programação a seguir e não saia estudando de maneira desordenada.  A organização vai te ajudar a utilizar o tempo que ainda resta de um jeito mais produtivo.

Trabalhe suas fraquezas

Procure consertar certos pontos que você acha que devem melhorar, como o aprendizado de determinados conteúdos, as estratégias para a hora da prova ou seus níveis de concentração. É essencial que você defina isso só depois de um bom tempo de reflexão. O objetivo aqui é aperfeiçoar habilidades que realmente precisam ser trabalhadas, e não te deixar desesperado para rever todas suas ações.

Converse com os amigos e familiares

Você não precisa se isolar e sofrer sozinho. O período pré-vestibular exige concentração e foco, mas isso não significa que você deve romper suas relações sociais. Manter o contato com os amigos e familiares é muito importante, e eles podem te ajudar muito a se distrair, além de oferecer conforto e compreensão.

Procure outras formas de estudo

Não utilize todo o tempo apenas sentando-se à mesa, lendo livros e fazendo exercícios. Há outras maneiras de aprender e se preparar para o Enem, como jogando alguns games, assistindo a filmes e documentários ou estudando junto com os amigos.

Cuide da sua saúde

Não concentre todos os seus momentos antes do Enem apenas pensando na prova. É fundamental manter os hábitos saudáveis em qualquer época do ano, para que você chegue bem no exame e consiga dar o melhor de si. Por isso, não negligencie os cuidados com a própria saúde e esteja constantemente se exercitando e se alimentando de maneira balanceada.

Na véspera do vestibular

Os dias anteriores ao Enem e aos vestibulares pedem estratégias próprias, que visam a te deixar mais tranquilo e descansado para as provas.

Não queira estudar tudo agora

O dia anterior ao vestibular não deve ser uma busca desenfreada por folhear livros e aprender novos conteúdos. Pense que estudar mais só vai fazer você achar que não se preparou o suficiente e aumentar ainda mais a ansiedade. Por isso, na véspera das provas, não fique vidrado nas apostilas e anotações.

Faça algo de que gosta

Saia para caminhar,  ouvir música no último volume, tomar um sorvete com os amigos ou assistir à sua série preferida, por exemplo. O importante é que você encontre alguma atividade que te distraia e não te deixe pensar no vestibular todo segundo.

Descanse e coma bem

Nos dias próximos aos vestibulares, é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada, além de dormir as 8 horas recomendadas por noite. Tudo isso te ajudará a chegar na hora do Enem com mais energia e disposição, ficando apto a empregar todo o conhecimento que adquiriu ao longo do ano.

Não cometa exageros

Não é indicado ficar acordado até tarde, comer demais ou fazer muitos exercícios. Você deve procurar alguma diversão para se distrair, mas não pode exagerar o suficiente para se sentir exausto e desconfortável durante a prova.

Planeje-se com antecedência

Separe os documentos e materiais necessários para fazer o Enem, trace as rotas para chegar ao local da prova e planeje-se para sair de casa com antecedência. Entenda que deixar tudo para a última hora só vai te deixar ansioso e aumentar seus níveis de estresse.

Concentre-se e confie em você mesmo

Você sabe o quanto se esforçou durante todo o ano e se lembra de tudo de que abriu mão para passar o dia estudando. Por isso, saiba reconhecer o seu trabalho e que fez o melhor que podia. Acredite em todo o seu potencial e vá para a prova tranquilo, como alguém que se preparou e sabe que vai se sair bem.

Não deixe que a ansiedade te impeça de alcançar os seus sonhos! Lembre-se sempre: se as coisas estiverem pesadas demais, procure orientação profissional. O vestibular é um momento importante na sua vida, mas não pode ser a causa para os seus problemas de saúde. Concentre-se nisso e faça um boa prova!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!