Antes de mais nada, o vestibular testa a capacidade de lidar com a pressão e as estratégias para administrar o tempo. De nada adianta dominar os conteúdos abordados se não houver tempo para fazer todas as questões. A otimização do andamento do vestibular é fundamental para que o candidato tenha um bom desempenho.

Há algumas maneiras de treinar a divisão de tempo antes do tão esperado dia. Uma dessas maneiras é praticando, refazendo provas antigas e simulados para saber organizar melhor a duração da prova. Hoje trouxemos algumas dicas de comportamento que podem influenciar positivamente seu desempenho por meio de uma boa administração do tempo. Confira:

Dê prioridade às questões mais fáceis

As provas de vestibular costumam estar recheadas de questões de todos os níveis, ou seja, fáceis, médias e difíceis. Identificar as questões em que há maior facilidade de resolução é uma das melhores estratégias a serem seguidas.

Ao iniciar a prova com os conteúdos que exigem maior dedicação, o candidato pode perder tempo. Há alguns vestibulares que possuem enunciados muito longos, exigindo um nível maior de concentração. A partir do momento em que o candidato responde às questões mais fáceis, sobra tempo para lidar com os exercícios mais complicados.

Comece pela redação

A maioria dos vestibulares não relaciona a redação apenas à avaliação da escrita do candidato, mas também à capacidade crítica e argumentativa e até mesmo à compreensão dos temas. É comum que a redação seja uma porcentagem alta da composição da nota final do vestibular.

O tempo necessário para escrever um bom texto depende muito da facilidade e prática que o aluno tem. O ideal é não gastar mais do que uma hora e dez minutos no processo da redação. Pesquise com antecedência os possíveis temas, esteja atento às atualidades e pratique a escrita para se preparar para o grande dia.

Leia a pergunta antes do texto

É importante saber identificar as questões que necessitam do texto de base para a resolução. Muitas vezes, os textos oferecidos não respondem o que a pergunta está pedindo, não sendo necessária a sua leitura. É comum o candidato conseguir encontrar a resolução para a questão sem perder tempo, então leia o que está sendo pedido antes de conferir os textos de apoio. Essa estratégia pode poupar alguns minutos valiosos no final da prova para resolver questões mais difíceis.

Faça anotações

Além de poder sinalizar as questões que devem ser resolvidas primeiro, as anotações podem facilitar o processo de raciocínio até mesmo na hora de revisar as questões. Fazer anotações ajuda a identificar melhor as exigências do exercício e também a estimular o pensamento para responder as perguntas.

Vá direto para as matérias de que mais gosta

Não tem jeito: sempre há uma matéria com que você tem mais afinidade do que as outras. Vá direto a essa matéria, agilizando o processo de decisão de “por onde começar”. Além disso, ao iniciar a prova com algo de que você gosta, as chances de desestressar são maiores. Começar o vestibular por uma matéria de que você tem pavor pode desestabilizar o psicológico.

O vestibular pode ser uma das fases mais importantes dos estudantes, mas existem mitos e verdades que ninguém fala a respeito. É importante fazer exercícios de treino frequentemente e estar preparado para qualquer tipo de tema de redação, para que o dia do vestibular não seja recheado de surpresas.

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Clique aqui e conheça nosso curso preparatório para o Enem!