Um bom vendedor é um profissional cobiçado no mercado de trabalho, visto que ele pode usar suas habilidades de negociação nas mais diversas áreas. Para alcançar um alto nível de excelência na profissão, é preciso se preparar bastante e adotar uma série de práticas fundamentais para o momento da venda, como os exemplos que citamos neste post!

Conhecer o produto

Em primeiro lugar, o vendedor de sucesso é especialista no que vende. Pense que o consumidor não quer chegar em uma loja e ser atendido por alguém que não faz ideia das características dos produtos que estão na prateleira! Leia os manuais, procure conteúdo na internet e aprenda exatamente como funciona e para que serve cada coisa, entendendo como os itens podem resolver problemas do dia a dia dos clientes.

Conhecer o mercado

Estude também o contexto do mercado em que a marca que você representa se insere, conhecendo as principais tendências e os concorrentes mais relevantes. Conheça os produtos deles e saiba em quais quesitos os seus se diferenciam, depois apresente isso de forma sutil aos clientes - não é necessário citar a concorrência; o vendedor pode pontuar os diferenciais diretamente logo no início da conversa!

Ouvir o cliente

Muitas vezes o vendedor começa a falar e não deixa o cliente tecer as suas primeiras impressões sobre o produto. É importante que as pessoas falem, até para você saber o que elas conhecem da sua empresa. Além de ganhar a simpatia e a confiança do consumidor, o vendedor ainda consegue identificar possíveis comentários negativos sobre a marca e abordá-los em suas explicações.

Estudar comunicação e marketing

Diversos conhecimentos da área de marketing podem ajudar no dia a dia, como os estudos da jornada de compra e o funil de vendas, por exemplo. São conteúdos que ajudam o vendedor a conhecer os diferentes estágios em que um cliente pode estar e saber como agir em cada um deles. Além do mais, o aprendizado de técnicas de comunicação é fundamental para passar a mensagem de forma clara e objetiva.

Praticar a oratória

Uma boa estratégia de vendas combina uma exposição clara sobre o produto, com alguma história interessante que aproxime o cliente do uso daquilo que está prestes a comprar! É preciso aprender a projetar a voz, pronunciar as palavras de maneira completamente inteligível e criar narrativas eficientes que tenham até um tom emocional para se conectar com as pessoas. Evite ficar apenas repetindo frases positivas sobre a marca e procure estabelecer um diálogo natural.

Saber desistir

De fato, certas vendas exigem um longo tempo de insistência e um período de negociações, principalmente quando se tratam de serviços contínuos ou de um valor muito alto. Porém, isso não pode chegar ao ponto de o cliente reclamar do número de ligações! É fundamental saber quando desistir. Talvez a pessoa não esteja pronta para a compra naquele momento, mas depois reconsidere a possibilidade e volte a procurar a sua empresa.

Estabelecer metas

A empresa em si já costuma definir metas para os vendedores; ainda assim é interessante que você estabeleça seus próprios objetivos. Como você pretende se destacar? Realizando uma quantidade maior de vendas ou negociando produtos mais caros? Transforme todas as ideias em números e comece a mensurar os seus resultados, realizando análises periódicas para identificar os pontos a melhorar.

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