Em agosto de 2018, a Google anunciou oficialmente a nova versão do seu sistema operacional: o Android 9 Pie. A atualização está disponível primeiramente para a própria linha de smartphones da empresa, a Pixel. A tendência é que com o tempo as grandes marcas também disponibilizem o sistema em seus aparelhos. Porém, para te deixar menos curioso sobre as mudanças, nós separamos o que você pode esperar do novo Android. Confira!

Adaptação ao usuário

Uma das principais novidades do Android Pie é a capacidade do sistema de se adaptar ao usuário, registrando as atividades, criando padrões e utilizando-os para melhorar a experiência com o aparelho. Com isso, o celular consegue listar os aplicativos mais utilizados ao longo do dia, criando uma interface com os 5 apps mais acessados.

A nova versão mapeia os horários em que você utiliza cada aplicativo. Além disso, aprende com suas sequências de ações. Imagine que todas as manhãs você checa seus e-mails, rola pelo feed do Instagram e abre o Spotify. Após observar esse padrão por algum tempo, ao abrir a caixa de e-mails, a própria área de favoritos já irá sugerir o próximo app a ser aberto: o Instagram.

Outras funções do aparelho também são adaptáveis ao usuário, como o brilho e a carga da bateria. O primeiro se ajusta dependendo da usabilidade ao longo do dia. E para economizar energia, o sistema prioriza os aplicativos mais utilizados, colocando os demais em segundo plano para que a carga dure por mais tempo.

Navegação

A barra inferior apresentará só dois botões: home e voltar. O objetivo é facilitar a navegação por gestos, inclusive para a troca de aplicativos, já que o sistema multitarefa é uma das prioridades no novo Android Pie. Os apps em segundo plano serão abertos em tela cheia para que o usuário consiga visualizá-los sem ter que clicar.

Outras mudanças notáveis são: captura de tela através do botão power, em que o usuário escolherá a função junto com “desligar” ou “reiniciar”; editor próprio para essas capturas; ajuste de volume na tela inferior, o que facilita a navegação com uma mão só; e alguns aplicativos pedirão uma autorização para a rotação da tela.

Bem-estar digital

O Android Pie também revela uma preocupação com a relação das pessoas com os celulares. O sistema Wellbeing, desenvolvido pela nova versão, ao ser instalado, traz uma dashboard completa com dados como tempo de uso - geral e em cada aplicativo, número de notificações recebidas e também de vezes que o usuário desbloqueia o celular, além de uma contagem de horas de vídeos assistidos no YouTube - tanto no próprio celular quanto em outros sistemas a que o usuário estiver conectado.

Através da função app timers você define quanto tempo poderá passar em cada aplicativo, restringindo o uso ao atingi-lo. A opção do not disturb restringe as notificações. Já a função wind down reduz o brilho do aparelho ao cair da noite, deixando a tela com tons de cinza. O objetivo é que o usuário não tenha problemas ao dormir por causa do uso do celular.

Fique por dentro do mundo da tecnologia! Confira mais alguns posts do nosso blog:

8 tecnologias que podem revolucionar o futuro

Do cartucho à nuvem: a evolução das mídias digitais

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!