Será que ouvir música durante os estudos desconcentra? Essa é uma dúvida muito comum e costuma ser discutida entre estudantes de todas as idades. A verdade é que não há um consenso, mas sim diversos pontos de vista sobre o tema. Aqui, nós contamos de que maneira uma trilha sonora pode ajudar no seu aprendizado e como organizar uma playlist de acordo com o seu perfil. Confira!

Diferentes estilos para cada disciplina

Segundo um estudo britânico financiado pela gigante de streaming Spotify em parceria com profissionais da área de psicologia, escutar música durante os estudos pode melhorar de maneira significativa o desempenho dos alunos. A pesquisa afirma que aqueles que estudaram matemática ouvindo música clássica obtiveram um desempenho 10% melhor em seu resultado final.

No entanto, o estilo da música deve ser escolhido de acordo com a disciplina que será estudada. No caso de exatas, a música clássica melhora a atenção e a retenção de informações devido à sua melodia e escala tonal, características que ajudam o cérebro a relaxar, mas o mantém alerta.

Já para as áreas relacionadas a humanas ou à linguística, canções pop são as mais indicadas. As batidas da música conduzem o pensamento lógico e auxiliam o cérebro a relaxar enquanto estuda e aprende novas informações.

Para quem trabalha com disciplinas artísticas e criativas, como o teatro e as artes plásticas, deve-se privilegiar as músicas pop, mas também pode-se optar pelas faixas de rock. Ambos os gêneros trazem batidas aceleradas, o que produz um estado de excitação interessante para estimular a criatividade.

Perfis de aprendizagem e estímulos sonoros

Apesar de alguns estudos certificarem que as músicas são boas trilhas sonoras para estudar, é fundamental lembrar que cada estudante tem um perfil diferente de aprendizado; sendo assim, a música pode não ser algo positivo para todos.

Um exemplo disso são os estudantes visuais, ou seja, aqueles que recorrem a imagens, infográficos e mapas mentais para absorver os conteúdos. Nesse caso, músicas ou estímulos auditivos em excesso podem comprometer o aprendizado e desviar a atenção do conteúdo que deve ser assimilado.

Por outro lado, os estímulos sonoros são catalisadores da atenção para os chamados estudantes auditivos. A música ajuda a manter a concentração, enquanto neutraliza os estímulos do mundo exterior. Como resultado, o aluno consegue criar um isolamento e aproveitar o processo de aprendizagem ao máximo, sem qualquer distração.

Como estudar ouvindo músicas?

Se você está entre os alunos auditivos e gosta de estudar ouvindo música, a dica é sempre dar preferência às músicas instrumentais e sem vocais, sobretudo para estudar matérias que envolvem leitura. Nesse caso, ler as palavras de um texto e também ouvir as palavras ditas pelo cantor pode causar confusão e comprometer a compreensão da informação.

Investir em uma playlist com músicas que você ainda não ouviu também pode ser uma opção, já que você não conhecerá a letra e, portanto, não sentirá confusão - e ainda descobrirá novos sons para curtir com os amigos. E lembre-se: dar preferência às músicas instrumentais não significa estar restrito apenas às canções clássicas. É possível encontrar diversas opções de músicas instrumentais contemporâneas.

Já para os alunos que desejam experimentar novos ritmos, vale pesquisar playlists com músicas bem tranquilas, ou mesmo sons relaxantes da natureza, como da chuva ou do mar. Curiosamente, trilhas sonoras de videogames também são boas pedidas nessa situação, e você pode achar várias em serviços de streaming.

Outro ponto é sempre deixar uma playlist organizada para os momentos de estudo. Dessa forma, você pode selecionar suas músicas favoritas e não precisará parar o que está fazendo para trocar uma música que não se adequa ao seu gosto. Também é válido planejar uma playlist que dure um intervalo de tempo apropriado para seus estudos.

Ouvir música pode ser extremamente positivo para alguns estudantes, mas outros podem sentir incômodo ao tentar revisar conteúdos enquanto também recebem estímulos sonoros diretos. Por isso, o mais importante é perceber qual é a opção que mais se adequa a você; e caso prefira uma trilha sonora, não deixe de organizar uma playlist que é a sua cara! :)

Se você está procurando mais dicas sobre estudos, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Como se preparar para os concursos públicos mais concorridos do país

5 dicas para se manter concentrado nos estudos

Por que fazer anotações na sala de aula é importante?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!