interpretação ingles

Quando aprendemos inglês, é essencial dedicar tempo aos estudos de listening e speaking, afinal a comunicação falada ainda é importantíssima. Mas existe outro ponto que não deve ser deixado de lado em seu aprendizado, que é a interpretação de texto em inglês.

Principalmente se você está se preparando para um vestibular ou prova que tenha questões em inglês, como no caso do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. As questões de língua estrangeira dessas provas são sempre bem interpretativas – você não precisa ser fluente no idioma, mas entender o enunciado é fundamental para responder as perguntas corretamente. 

Por isso, preparamos um guia completinho de dicas interpretação de texto em inglês, acompanhe!

Técnicas de interpretação de texto em inglês – conheça o scanning e o skimming

Duas das técnicas mais utilizadas para interpretação de textos em inglês são conhecidas como scanning e skimming. Ambas preveem uma leitura rápida do texto, a fim de entender seus pontos e ideias principais. Assim, você consegue encontrar rapidamente um trecho que procura ou a resposta para uma determinada questão. Vamos conhecê-las um pouco mais:

1 – Scanning

Como o próprio nome diz, a técnica scanning vem de “escanear” um texto, ou seja, passar os olhos pelo que está escrito, fazendo uma leitura superficial em busca de pontos específicos

Assim, ao invés de ler todas as frases, do início ao fim, seus olhos buscam por títulos, subtítulos, números, listas, símbolos ou palavras que tenham ligação com o que você está procurando.

Por exemplo: a questão pergunta sobre uma frase dita por determinada pessoa. Você varre o texto com os olhos em busca do nome dessa pessoa, algum apelido referente a ela ou de aspas que indicam uma citação.

2 – Skimming

Aqui, novamente, a ideia é não precisar ler o texto por completo. Mas, se no scanning você varre o texto em busca de palavras ou pontos específicos, no skimming você faz uma leitura rápida para entender o assunto geral do texto.

Nesse caso, você dá preferência a ler apenas o primeiro e o último parágrafos inteiros, e somente a primeira frase de cada parágrafo entre eles. Também pode ignorar palavras desconhecidas pois, pelo contexto geral, é possível entender o assunto como um todo.

 

As duas técnicas funcionam melhor se utilizadas em conjunto: primeiro você faz o skimming, para entender o assunto tratado, depois lê as questões e utiliza o scanning para encontrar as respostas. 

Mas fique atento: apesar de serem muito úteis para provas e vestibulares, em alguns casos essas técnicas podem não ser suficientes e você terá que fazer uma leitura mais aprofundada do texto. Por isso, vamos dar mais algumas dicas importantes para uma interpretação de texto em inglês completa!

 

Fazendo uma interpretação de texto em inglês mais completa

Se apenas as técnicas de scanning e skimming não forem suficientes, será necessário interpretar o texto de forma aprofundada. Isso vale, principalmente, para textos corporativos utilizados no trabalho e leituras que exigem um entendimento completo do texto, como obras acadêmicas, onde é possível recorrer a dicionários ou à internet para tirar dúvidas.

1 – Comece com o skimming, para entender o assunto do texto;

2 – Em seguida, faça uma leitura minuciosa, dando total atenção a cada frase e parágrafo;

3 – Anote as palavras desconhecidas e procure seu significado no dicionário ou na internet. Para leituras completas, é importante compreender o vocabulário utilizado, mas não se prenda à tradução literal – tendo uma ideia do significado, você pode continuar a leitura e compreender o que aquela palavra quer dizer, considerando o contexto;

4 – Tenha cuidado especial com os falsos cognatos, aquelas palavras que se parecem com outras em português, mas que têm sentido completamente diferente (como, por exemplo, push, que nos parece puxar, mas significa empurrar);

5 – Dê atenção aos pronomes, substantivos e adjetivos, pois eles sempre nos ajudam na compreensão e interpretação de texto em inglês, e tenha muito cuidado com os tempos verbais.

Além disso, tente se acostumar aos textos em inglês. Como fazer isso? Simples: treinando e lendo muito! Pratique a leitura de livros, revistas, sites e artigos em língua inglesa, sempre colocando em prática as técnicas aprendidas aqui. Assim, em pouco tempo, você será capaz de ler e interpretar qualquer texto nesse idioma com rapidez e facilidade.

Outra ótima pedida é fazer um curso de inglês completo, com foco nas quatro habilidades linguísticas: speaking, listening, reading e writing. Com a metodologia da Prepara, você perde o medo do inglês e aprende tudo o que precisa para alcançar novas oportunidades na vida escolar, pessoal e profissional! Acesse nosso site e conheça mais sobre o curso!